Hair

O filme “Hair”, dirigido por Milos Forman, baseado no musical homônimo da Broadway, foi lançado em 1979. A peça original estreou em 1967. Eu não tive a chance de ver a peça, mas vi o filme algumas vezes.

É a história de um grupo de amigos hippies contrários à guerra. Um deles, no entanto, é convocado para uma base militar e precisa dar adeus aos amigos e à garota por quem está apaixonado. O filme é muito fluído, repleto de cenas lendárias, e tem um final surpreendente. Fala-se de sexo, de política, de guerra, de drogas, de uma vida à margem. Mesmo sendo um musical, estilo que muitas pessoas não gostam, o filme não cansa. Além da ótima história, as músicas têm melodia bem gostosa e ótimas letras. Nota 10 porque só vai até 10.

Costumo brincar dizendo que o Milos Forman conseguiu condensar o pensamento hippie em um filme. Mas nem só de apologia o filme é feito. Existem cenas que criticam abertamente o modo de vida hippie. A mais emocionante pode ser traduzida pela música abaixo, que é cantada no momento em que um dos membros do grupo dá as costas à mãe de seu filho e ao seu filho:

“EASY TO BE HARD

How can people be so heartless?
How can people be so cruel?
Easy to be hard, easy to be cold.

How can people have no feelings?
How can they ignore their friends?
Easy to be proud, easy to say “No”.

Especially people who care about strangers,
who care about evil and social injustice.
Do you only care about the bleeding crowd?
How about a needing friend?
I need a friend.”

Uma das minha cenas favoritas é aquela em que o personagem que vai à guerra se separa dos amigos. Enquanto caminha pela cidade, seguido de uma multidão de pessoas, canta a melhor música do filme:

“WHERE DO I GO

Where do I go? Follow the river.
Where do I go? Follow the gulls.
Where is the something, where is the someone
that tells me why I live and die?

Where do I go? Follow the children.
Where do I go? Follow their smiles.
Is there an answer in their sweet faces
that tells me why I live and die?

Follow the wind song. Follow the thunder.
Follow the neon in young lover’s eyes.
Down to the gutter, up to the glitter
into the city where the truth lies.

Where do I go? Follow my heartbeat.
Where do I go? Follow my hand.
Where will they lead me? And will I ever
Discover why I live and die?”

Recomendo fortemente. Fortemente. Para finalizar, uma bela frase de uma das músicas:

“I’m a genius, genius,
I believe in God.
And I believe that God believes in Claude,
that’s me.”

PARA SABER MAIS:
Hair, the Wiki. Deste Wiki há links para o Wiki do filme, e de algumas letras do musical.

Categories: Cinema, Crítica, Música
  1. June 1, 2006 at 4:16 pm

    Não sabia que coisas na wikipedia tinham wiki. eu sou uma atrasada mesmo. Tanto que nunca vi hair, nem a peça, nem o filme…

  2. June 3, 2006 at 10:18 am

    Eu não sabia que você curtia tanto o Hair, Robizito!!

    Me falaram, eu me lembro. Legal. Eu tinha o cd (que foi roubado) do filme e sei as 27 músicas de cor e salteado. Não há nada mais refrescante do que acordar de manhã e cantar “I got life, mother…”

    Abrações!

  3. Marcia
    November 6, 2006 at 11:52 am

    olá sou márcia sou apaixonada pelo Raul Seixas e fiquei loca só em saber da existencia desse filme gostaria muito de velo ou até mesmo ouvir as musicas ou ve a peca de tearo se voces poderem me ajudar espero resposta e desde já agradeco…

  4. márcio
    February 17, 2008 at 8:27 am

    galera, sou louco pelo filme,Hair, assistem em 1979, gostaria de tê-lo em DVD, como conseguir?

  5. jose reinaldo
    October 18, 2008 at 10:15 pm

    simplesmente quase chorei de emoção quando revi algumas senas e ouvi as musicas deste filme. Fui acometido de um saudozismo e um efeito retro que arrepiei, o filme nos tras a uma epoca de ouro de nossas vidas ( minha juventude) lembranças de amigos e tanta coisas boas ……..bom e magnifico ver tudo isto de novo nas senas deste filme .

  6. jose reinaldo
    October 18, 2008 at 10:18 pm

    correção : digo cenas

  7. jandor
    October 25, 2008 at 1:21 pm

    Sou fâ do HAIR, tenho o DVD original, e a qualidade do vídeo e audio não são nada bons. Se você quer guardar um vídeo de ótima qualidade, entre no mininova e baixe o filme, conforme especificado abaixo. Depois entre no site Legendas TV e baixe a legenda feita POR MIM para para aquele release (Hair 1979 DVDrip x264 ) vídeo e audio de ótima qualidade, sincronia da legenda perfeita, num time bem legal. Confira.

    Procurei por anos, um vídeo de melhor qualidade, e este é o único que conheço.

    Baixar o filme aqui:
    http://www.mininova.org/tor/1911471

    Para baixar a legenda:

    Primeiro cadastre-se no site:
    http://legendas.tv/index.php

    Baixe a legenda aqui:
    http://legendas.tv/info.php?d=a15b2cc081c46091d53ca5ee7a290a87

  8. edin
    November 18, 2008 at 11:45 am

    Esse site e muito bom la tem terapeuta online e produtos naturais http://www.mentemestre.com.br

  9. January 2, 2009 at 12:27 am

    Olá,
    coloquei um link de sua página no meu blog, cultura de travesseiro. Quando puderes, dê uma conferida.
    abraços e felicidades no novo ano.
    Angela Oliveira
    http://culturadetravesseiro.blogspot.com

  10. February 28, 2009 at 9:00 pm

    filme podre fui obrigada a assistir na sala p ganhar nota

  11. February 28, 2009 at 9:02 pm

    filme podre fui obrigada a assistir na sala p ganhar nota!
    uma porcaria valendo 2,5 a aula inteirinha dormindo !o filme so passa merda alem d ser uma porcaria ,quem inventou esse filme sincerament n sei oq tinha na cabeça boa coisa n era

  12. tony
    March 13, 2009 at 7:26 pm

    quero ver esse filme…agora fikei com vontade

  1. November 21, 2006 at 9:19 am

Leave a comment