Home > Brasil > sistema de caronas…

sistema de caronas…

A idéia:

Criar um sistema de gerenciamento de caronas.

Pode começar pequeno. Pessoas da mesma universidade se cadastram no sistema e esperam encontrar companheiros. Parece que estudantes a USP e da UNICAMP e a Anhembi Morumbi tentaram. Os sites não estão mais no ar. De repente, ainda acontece dentro do campus.

Ou então pessoas que vão para empresas próximas poderiam se juntar. Quem sabe imitar o que ocorre nos filmes americanos, nos quais pais fazem rodízio para levar as crianças à escola.

Um sistema de caronas seria, além de uma solução bacana para o tráfego e para a poluição, um ato cidadão. Ser um caronista pode até render novas amizades. Dividir pensamentos.

Mas pode ser maior. Um sistema que tivesse o apoio do governo poderia monitorar tudo, eliminando possíveis malandros aproveitadores. Todo cuidado é pouco. Poderia ser criado algo mais abrangente. Juntar pessoas que vão para a mesma cidade, em viagem. Adaptar um pouco os próprios horários sai mais barato do que viajar sozinho. O argumento do preço deve servir de algo.

Seria impossível criar algo assim no Brasil?

Algum leitor mestre em programação não está a fim de fazer isso? Pode se tornar o “google” das caronas.

sistema de caronas. Homem e Mundo. Análise do Comportamento. Terapia Comportamental. Terapia. Psicologia.

Categories: Brasil
  1. September 27, 2007 at 12:00 pm

    Olá Robson!

    Eu gosto desta idéia. Na UEL é um tanto comum as pessoas irem de carona para a universidade.

    * Funciona de duas formas: uma é um grupo de amigos que se junta para ir junto no mesmo carro para a universidade e racham a gasolina (como você fazia lá em Floripa). Eu usei esse sistema por uma ano mais ou menos. Era legal, as meninas donas dos carros (andava com duas e quase sempre com o carro cheio) tinham tabelas onde anotavam as caronas, cada ida tinha um preço tabelado (na época algo em torno de R$ 0,60 centavos de real enquanto o passe para estudante custava 0,90 centavos… mais confortavel e mais rápido: muito vantajoso!). Abandonei esse sistema quando passei a ir à pé para a UEL…
    * E ai entrou o segundo sistema de caronas: estudantes que vão para as ruas que dão acesso a universidade ou na saída desta e ficam pedindo carona. Nem todo mundo para, mas muita gente sim! Tanto que quanto vou a pé é comum as pessoas (muito professores, inclusive) pararem e oferecerem carona. (Que sempre recuso já que a intenção é ir a pé mesmo… rs)

    Acho a idéia muito boa. A idéia de cadastro principalmente. Muita gente não dá carona por medo. Muita gente não aceita carona por medo. Um acadastro poderia ajudar.

    Beijos

  2. September 27, 2007 at 2:22 pm

    Oi, Maga!

    Era assim também que funcionava em Floripa. O pessoal tinha até plaquinha para dizer onde queria ir.

    Acho que a idéia do cadastro é boa, também. Se eu manjasse de computador, tentaria fazer isso. Quem sabe até viver disso. Tornar-me o google dos caroneiros.

    Beijo.
    Robson.

  3. Tsu
    September 27, 2007 at 2:23 pm

    Pois é…as caronas na época da faculdade me renderam grandes amigos.
    Já ouvi dizer q amores também surgiram graças às caronas….

  4. September 27, 2007 at 10:37 pm

    Uma das maiores aventuras e experiências da minha vida foi viajar de carona (ao acaso) até o Uruguai… O catatau também tava nessa. Digo que é muito perigoso (e parte da graça da aventura estava aí). Mas hoje me sinto no dever de carona quando posso, até para retribuir o gesto dos destemidos motoristas que muito me ajudaram anteriormente….

  5. September 28, 2007 at 6:45 am

    Eu nunca fiz amigos na carona, mas já tive conversas fenomenais. 20, 30 minutos são suficientes para surpreender.
    Abraço, Tsu.

  6. September 28, 2007 at 6:47 am

    Bah, que loucura, Leandro!
    Sempre tive vontade de fazer algo assim, mas me faltaram duas coisas: coragem e um amigo.

    Eu também gosto de dar caronas, mas a cada dia que passa fico com mais medo. Em São Paulo, dar carona não é recomendado, infelizmente.
    Te cuida aí.
    Abraço.

  7. September 28, 2007 at 12:16 pm

    Oi Robson,

    Este sistema já existe na Europa. Quando estive em Paris, liguei para uma amiga da Alemanha e ela estava acessando um site onde pessoas que estava se deslocando entre as cidades e países, colocavam um aviso e assim dividiam despesas. Vou ver se pego com ela o link.

    Abraços!

  8. September 28, 2007 at 6:11 pm

    É uma boa idéia, sem dúvida. E viável, sim. Mas não creio que haveria apoio do governo… Seria mais uma ação entre cidadãos mesmo… Como quase toda boa iniciativa neste país.

    Abraço!

  9. September 30, 2007 at 11:16 am

    Eu já fui caroneiro… Já fiz umas 4 viagens esticando o polegar na beira de estrada. É gostoso e enrriquecedor.
    Eu não sou mestre em programação, mas tenho conhecimentos suficientes para fazer um sistema assim.
    Se quiser amadurecer a idéia, podemos trocar.
    Até o final do ano, estou atolado com uns projetos pessoais, mas a partir de janeiro, acredito, terei um tempo legal para me dedicar.
    Abraço.

  10. alguém que achou o blog por acaso =o)
    September 30, 2007 at 1:44 pm

    O link do tal sistema alemão de caronas é esse aqui:
    http://www.mitfahrzentrale.de/
    e acho que esse tb:
    http://www.mitfahrgelegenheit.de/

  11. September 30, 2007 at 2:29 pm

    Olha que legal, Pimenta.

    Alguém veio aos comentários e colocou os links:
    http://www.mitfahrzentrale.de/

    http://www.mitfahrgelegenheit.de/

    Abraço.

  12. September 30, 2007 at 2:30 pm

    Bom saber, Richard.

    Eu também não tenho tempo agora. Mas ano que vem as coisas vão estar diferentes. Podemos conversar.

    Abraço.

  13. September 30, 2007 at 2:30 pm

    Obrigado pelos links😉

  14. September 30, 2007 at 4:32 pm

    Olá Robson,
    Atirudes como estas provam que não precisamos ficar só esperando pelo governo.
    Qualquer cidadão pode fazer isso aí.
    Além de ajudar o meio ambiente, ajudaria o bolso e ainda aumentaria nossas amizades.
    ótima semana!
    abs

  15. September 30, 2007 at 6:32 pm

    Pois é, Paulo.
    Seria um tipo de ação do cidadão para o cidadão.
    Se eu manjasse bastante de programação, eu investiria na idéia. Mas nada sei.
    Abraço.
    Boa semana pra vc também.

  16. September 30, 2007 at 7:12 pm

    Tinha um site que fazia este serviço, aqui mesmo no Brasil. Era mais voltado para caronas em “viagem”, mesmo, trechos longos. Cadastrei-me faz muito tempo, pensando se conseguia pegar uma carona para um trecho que queria fazer, mas não recebi nenhuma oferta. Não sei se funciona mais, deve funcionar; não me lembro do link, contudo.

    A idéia é excelente.

  17. October 1, 2007 at 8:16 am

    Oi, Lucas.

    Se um dia você lembrar, passe para mim. Eu procurei, mas não encontrei nada.

    Abraço.

  18. October 1, 2007 at 10:47 am

    Oi Robson!

    Também acho a idéia excelente, e como o Leandro disse, tb sou suspeito p opinar, heheh

    Já vi algumas tentativas nesse sentido, especialmente em comunidades do orkut. Sabe o que penso que falta? Algo que minimamente centralize as informações, de modo a ser reconhecido como um “ponto” com credibilidade e um bom leque de opções. Para isso a idéia de um site é genial. O que precisaria é de bastante tempo, para que as pessoas encontrem o site, gostem da idéia, façam seus cadastros, e enfim as ‘relações’ comecem a acontecer. Algo como um site de namoro, só que bem mais específico, e portanto bem mais difícil de acontecer! Daí o negócio seria insistência e tempo.

    Quanto a viagens de carona, bem… Não é exagero dizer que penso nesse troço sempre, e muito!

    abração,

  19. October 1, 2007 at 8:06 pm

    Pois é, né, Catatau?
    Você estava com o Leandro na trip!
    A minha vontade de viajar de carona ficou mais forte depois que eu li “On the Road”, do Kerouac. Toda vez que leio sobre aqueles anos eu fico imaginando que nasci na década errada.

    Estou espalhando a idéia do site para os quatro ventos. Se alguém decidi realizar, vou ficar satisfeito!
    Abraço.

  20. October 2, 2007 at 2:51 am

    Robson,

    Este post foi muito bacana hein? Vi os links e acho que foi estes mesmos que ela mencionou. Pena que ela acabou não indo, teria sido um encontro bem bacana.

    Abração!

  21. October 2, 2007 at 2:52 am

    *foram (o chato de comentários é que não tem como corrigir, clicou, já era heehheehhe!!!!)

  22. October 2, 2007 at 4:04 pm

    Valeu, Marcio!

    Tiveram boas reações ao post, né?
    Fico satisfeito em ver isso.
    Valeu pela contribuição!
    Abraço.

  23. October 7, 2007 at 2:13 pm

    Olá meu amigo!
    Passei para lhe desejar uma boa semana!
    abs

  24. October 9, 2007 at 11:49 pm

    Cadê você, garoto?

    Pegou uma carona e perdeu-se por ai? rs

    Um abraço

  25. October 22, 2007 at 4:03 pm

    Existe algumas iniciativas brasucas interessantes como por exemplo:
    http://www.dcarona.com
    http://www.caronas.com.br

    Para relatos de viagens de carona, pode-se buscar inspiração no:
    http://caronas.zip.net

    Abraços!

  26. November 7, 2007 at 1:25 pm

    Outra ferramenta que acabou de aparecer na net:
    http://www.caroneiros.com!

  27. November 7, 2007 at 4:47 pm

    Oi, Jeferson, desculpe a demora para responder. Muito obrigado pelo compartilhamento dos links. Contribuiu bastante para mim.
    Abraço.

  28. December 19, 2007 at 12:44 pm

    Olá pessoal!

    Sou o criador e desenvolvedor do site caroneiros.com .
    Procurando por referências ao site encontrei esse BLOG😀

    Eu comecei a desenvolver o caroneiros há mais ou menos 7 meses. E de lá pra cá não parei ainda😀 A versão que está no ar já tem bastante funcionalidades. Mas aos poucos estou adicionando novas.
    Por exemplo, a próxima funcionalidade a ser adicionada é a possibilidade de o caroneiro poder criar suas próprias comunidades de caronas. Por exemplo Comunidade Caronas Para Empresa X. Isso pode unir ainda mais os caroneiros.

    Vi que o pessoal aqui tem muitas idéias interessantes, e todas serão bem-vindas no caroneiros.com!

    Um grande abraço a todos!

    Rafael
    http://www.caroneiros.com

  29. December 21, 2007 at 8:19 am

    Maravilha, Rafael!
    Fiquei feliz por ver seu projeto e contente por este post e seus comentários terem ajudado!
    Sucesso pra você!
    Abraço.
    Robson,

  30. Renato
    February 27, 2008 at 8:49 am

    Realmente já vi todo o funcionamento do site http://www.caroneiros.com e é fantástico. Muito eficiente, desempenho excelente, e a facilidade do uso é 100%. Com certeza fará muito sucesso pelo Brasil.
    Rafael, começe a elaborar umas versões diferentes para outros países, pode ser uma boa😉
    Abraço
    Renato

  31. April 14, 2008 at 1:13 pm

    Olá a todos!

    Obrigado pelos elogios ao caroneiros.com!

    Seguindo a idéia acima do colega Renato estou já trabalhando para adaptar o caroneiros.com para a América do Sul. Com isso ele também será traduzido para o espanhol. Vai demorar um pouco, pois o esforço será grande, mas creio que ficará muito legal.😉

    Outra polêmica que me encontro é que há uma discussão no site sobre a necessidade ou não de convites para se cadastrar. Uns são contra outros não.
    Gostaria da opinião de vocês a respeito.😀

    Grande abraço!
    Rafael

  32. June 18, 2008 at 5:38 pm

    Olá Faggiani,

    Apesar do post ser antigo, acho que ainda vale a pena!

    Acabei de publicar um site voltado a Caronas nas grandes cidades, a começar por São Paulo, o ponto interessante são as comunidades que podem ser privadas (caso das empresas que pode ter suas próprias comunidades para os funcionários) e publicas de bairros, universidades, etc.

    Um Abraço
    Cido
    Pra qualquer lugar, vá de eCarona!
    http://www.ecarona.com.br

  1. February 8, 2008 at 5:09 pm

Leave a Reply

