Home > São Paulo > um pouco de decepção com o metrô

um pouco de decepção com o metrô

Não é segredo que estou cansado de São Paulo. 90% desse cansaço vem das filas e do trânsito. O metrô, apesar de sempre estar cheio, continua a melhor maneira de se transportar pela maior cidade do Brasil. Não demorou para eu me tornar fã de carteirinha. Pesquisei a história desse excelente meio de transporte. Investiguei como ela se instalou no Brasil. Fui atrás. Empolgado.

Sou fã da velocidade, da arquitetura, da limpeza, da educação dos funcionários, etc. Quando fiquei sabendo, há muito tempo atrás, da amplicação do metrô, fiquei contente. Significa uma opção barata de transporte e menos trânsito na cidade. Seria ótimo se sampa inteira fosse recheada de metrô. A melhoria de qualidade de vida seria incrível!

Nos últimos meses, porém, venho me decepcionando com o sistema de transporte. Começou com o desabamento. Aquilo foi um absurdo. Eu sempre acredito no erro do dinheiro: um tipo de erro humano bastante comum nesses dias. Funciona assim: gasta-se menos, embolsa-se mais e arrisca-se mais. Bom, ao que tudo indica, o desabamento foi culpa do erro do dinheiro. Vergonhoso. Esse, de todos, foi o maior erro já cometido no metrô. Acredito que toda a população ficou decepcionada.

Pouco antes do desabamento enorme ocorrido em Pinheiros, houve um desabamento menor na região do Largo da Batata. Não houve feridos, ainda bem. Teria sido erro humano ou erro do dinheiro?

Depois tiveram ataques às estações. Bombas caseiras. Não foi culpa deles, a priori. Fiscalizar milhões de paulistanos diariamente tornaria tudo um caos. Eles tentaram. Durante um tempo, colocaram detectores de metal em alguma estação. Já tiraram. Na época, tiraram a lixeira de algumas estações, pois a bomba caseira foi encontrada nessas lixeiras. Isso causou um aumento enorme da quantidade de sujeira. Não foi uma história bacana.

Agora, outro problema. Na construção da linha amarela, dois túneis que deveriam se encontrar estão desalinhados. As obras vão atrasar. É provável que os custos aumentem…

Espero voltar a falar bem do meu meio de transporte favorito.

Categories: São Paulo
  1. September 21, 2007 at 2:05 am

    Imagino o quanto deve ter mudado. Esive há alguns anos em São Paulo e adorei o metrô. Aqui em Santiago, para cobrir grandes distâncias (normalmente uso bicicleta) ou quando o frio está intenso eu uso e adoro.

    Estava até falando com um amigo brasileiro sobre o metrô, como é fantástico e facilitador. Salvador, onde vivia, estão construindo um, mas claro com muitos problemas e anos de atraso. Tomara que tomem gosto pela coisa lá também.

  2. September 21, 2007 at 2:06 am

    Ah! Valeu pela mensagem lá no blog, estou melhor, como pode ver. E logo irei responder este meme dos libros que não mudaram a minha vida. Como te disse, é bem dificil para mim. Heheheheh!!!

    Abração!

  3. September 21, 2007 at 6:01 am

    Oi, Márcio.
    O metrô continua bom e eu continuo fã. Esses acontecimentos mancharam um pouco a “perfeição” do metrô, mas ele continua o melhor meio de transporte da cidade.
    Bom saber que você está melhor.
    Bem vindo de volta à net.
    Ah, para os livros, tente usar o mesmo critério que eu usei: “livros que não são tão bons”.
    Abraço.

  1. September 21, 2007 at 3:58 pm

Leave a Reply

