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dicas para economizar gasolina

Decidi reunir aqui as melhores dicas que encontrei para economizar gasolina. Antes de escrever este post, eu estive neste, neste, neste e neste site. A gasolina está cara e são muitos carros na rua. É preciso poupar o bolso e o ambiente. Então, vamos às dicas.

Primeiro, as mais óbvias:

  1. Ande a pé – Pode parecer besta, mas a melhor dica para economizar gasolina é “ande” a pé. Se você costuma pegar o carro para ir até a padaria que fica a dois quarteirões da sua casa, pare com isso. Vá a pé, você economizará combustível e ganhará saúde.
  2. Ande de bicileta – Bicicleta é outra alternativa barata e saudável, com o bônus da velocidade! Bem lembrado pelo Leandro.
  3. Rodízio de caronas – Você conhece pessoas que moram próximas a você e vão para lugares semelhantes? Façam um rodízio de caronas. Já fiz isso algumas vezes quando eu morava em Floripa. Ao invés de 3 carros, eu e alguns amigos utilizávamos um carro só para ir à faculdade. A economia era boa!
  4. Carros Flex e GNV – As duas opções ajudam a economizar gasolina. Álcool e GNV não produzem o mesmo desempenho nos carros. Mas no Brasil isso não é problema, pois as estradas limitam a velocidade, de todo modo.
  5. Carros 1.0 – Eu sei que é um pouco chato, mas um carro 1.0 é uma excelente maneira de economizar combustível. Novamente, no Brasil, a velocidade é dispensável. Do que adianta ter um gastão 2.0 para andar na Marginal Tietê, por exemplo…?

Dicas menos óbvias:

  1. Acelere menos – O carro funciona, entre outras coisas, por causa da combustão da gasolina. Quanto mais você acelera (aumenta a quantidade de giros do motor), mais gasolina você vai queimar. Acelerar mais lentamente é uma forma de economizar gasolina.
  2. Mantenha a velocidade constante – Se você conseguir estabelecer uma velocidade ótima para a via em que está, mantenha-a. Se você estiver muito rápido e precisar frear, vai ter que acelerar novamente e gastar mais gasolina nessa aceleração.
  3. Semáforo fechado? Pare de acelerar – Se lá na frente o semáforo estiver fechado, tire o pé do acelerador. Ninguém precisa sair correndo para parar depois! Deixe o carro ir freando, sozinho, aos poucos.
  4. Menos peso é melhor – Quanto mais pesado o carro, mais o motor terá que trabalhar e, por conseqüência, mais gasolina você vai gastar. Então, tire do porta-malas tudo o que está a mais. Não carregue besteiras.
  5. Vidros fechados – Vidros abertos aumentam a resistência do ar e isso também faz com que o seu motor tenha que trabalhar mais. Se estiver calor demais, abra apenas um bocadinho.
  6. Nada de ar condicionado – O ar condicionado é inimigo da economia. Deixe-o desligado. Entre deixar o vidro aberto ou ar ligado, prefira deixar o vidro aberto.

Dicas preventivas:

  1. Sempre calibre os pneus – Pneus murchos, adivinhem?, aumentam o trabalho do motor. Pare de preguiça e calibre sempre. Faz bem para o carro todo, e para o seu bolso.
  2. Troque as velas, os bicos injetores e os filtros de ar – Tudo isso pode fazer seu carro gastar mais gasolina. Tenha certeza de que tudo está em dia.
  3. Abasteça certo – Assim que encontrar um posto que possua gasolina boa, vá sempre nele. Evite abastecer em postos desconhecidos.
  4. Troca de óleo – Nem precisa falar, né? Troque regularmente, e seu carro viverá mais.

Por fim:

  • A dica de ouro: Lembre-se sempre que seu carro é inocente. Ele até pode ser meio velho e gastar mais do que os carros novos. No entanto, é sempre você que senta ao volante, enfia o pé no acelerador, não calibra os pneus, não faz manutenção preventiva, enche o carro de bobagens, etc, etc. O consumo do seu carro depende do seu comportamento. Por isso, seja esperto e economize. Vá juntando a grana poupada para investir em algo legal, como um carro mais moderno, por exemplo.

É isso aí.

Compare os preços de:

Categories: Dicas
  1. August 20, 2007 at 4:15 pm

    Opa, Robson! Ficou faltando uma dica importante: a bicicleta. Mais rápido que a pé (e muitas vezes mais rápido do que de carro), mais ecológico, mais saudável e, é claro, mais econômico tb.

    Depois que comecei a ir trabalhar de bicicleta, tenho economizado pelo menos uns R$250,00 em gasolina.

    Pena que as políticas públicas ainda estão longe de valorizarem este meio de transporte, como acontece na Europa e anda muito bem documentado atualmente no
    http://apocalipsemotorizado.blogspot.com

    Abraço!

  2. faggiani
    August 20, 2007 at 6:49 pm

    Tem toda razão, Leandro.

    Estou editando o texto para incluir essa dica. Em Floripa, eu só andava de bicicleta (quando não pegava carona). Aqui em sampa sinto falta disso.

    Abraço.

  3. August 21, 2007 at 9:07 am

    Fala Robson,

    Vale a pena lembrar que o ar-condicionado no carro pode vir a economizar gasolina em estradas mais rápidas. Se você for andar a mais de 80 por hora, em média, a resistência do ar entrando pelas janelas abertas pode aumentar o consumo de combustível. Assim, economiza-se mais na hora de correr mantendo os vidros fechados. Se o calor ajudar, até dá pra não ligar o ar…

    Outra coisa, o ar tb é uma questão de segurança em muitas cidades… andar de vidro aberto em Fortaleza pode ser extremamente perigoso.

    Infelizmente, temos que conviver com algumas dessas coisas…😦

    Abraço!

  4. faggiani
    August 21, 2007 at 9:44 am

    É verdade, Aécio.

    Andar com vidros abertos aqui em sampa também não é brinquedo. Aliás, andar aqui em sampa não é brinquedo, seja a pé, de carro ou de trem.

    Abraço.

  5. Júnior
    August 21, 2007 at 9:56 am

    E aí pessoal,
    Gostei das dicas mas, infelizmente, a bicicleta não é respeitada nas ruas e pra piorar, os estabelecimentos comerciais não estão equipados com um local apropriado para estacioná-las, para prender um cadeado…
    Se vc vai trabalhar de bike, vc sua, tem q tomar um banho, aí não tem vestiário…isso tudo complica a vida de quem quer ser ecologicamente responsável…isso eu falo de experiência própria, sou biker desde pequeno, ia pra escola, pro trabalho e enfrentei esses transtornos…agora só vou à pé ou com minha moto…economizo e me divirto ao mesmo tempo…recomendo a troca do carro por uma motoquinha, é barata, manutenção fácil e não gasta muito…só tem q tomar muuuuuuuuuuito cuidado pois os motoristas tbém não respeitam motos, bikes, pedestres, animais, enterros, manobras….hehehehe
    abraço a todos e vamos economizar…senão nossos netos não terão o q temos…

  6. August 21, 2007 at 12:07 pm

    Belas dicas, especialmente pela hierarquia q vc apontou! Do não uso do carro, até o uso consciente, até enfim o uso tentando deixar o carro equilibrado.

  7. August 21, 2007 at 12:38 pm

    Aproveitando a citação ao blog do qual sou editor num outro artigo (faggiani, está convidado a postar em nosso blog, basta me adicionar no MSN o GTalk para conversarmos, é esse email mesmo ;)), lá tem uma matéria interessante sobre os “benefícios” da gasolina premium:

    http://ceticismo.wordpress.com/2007/04/22/gasolina-premium-traz-beneficios-premium/

    E outros artigos interessantes sobre combustíveis:

    http://ceticismo.wordpress.com/?s=gasolina

    Como nosso blog é “sem-fins-lucrativos”, espero que não se incomode com a pequena propaganda.

    Abraços.

  8. Rus
    August 21, 2007 at 12:57 pm

    Na verdade o Álcool aumenta o desempenho em relação a gasolina. Pouco é verdade, mas existe. Quanto ao resto, ótimas dicas. Abraço.

  9. August 21, 2007 at 1:27 pm

    Boas dicas.
    O 1.0 é um pé no saco pois impossibilita arrancadas, quando necessárias, segundo os mythbusters (rss), acima de 120km o carro fica mais economico com o ar-condicionado ligado e os vidros fechados, mas a controvérsias. rsss
    Abração broder

  10. faggiani
    August 21, 2007 at 1:34 pm

    É verdade, Junior.
    Falta a cultura do local estar adaptada pra esses pequenos problemas.
    Bah, rapaz, e como eu tenho inveja dos motoqueiros na Marginal Tietê. Eu paradaço e eles passando…
    Abraço.

  11. faggiani
    August 21, 2007 at 1:35 pm

    Valeu pelo convite.
    Está adicionado no msn. Vamos conversar, claro. Gosto muito do seu site.
    Abraço.

  12. faggiani
    August 21, 2007 at 1:36 pm

    Tem bastante discussão mesmo, se o ar ajuda ou atrapalhar. O mais certo é que vidro fechado e ar desligado economiza MUITA gasosa. O problema é o calor…
    Abraço.

  13. faggiani
    August 21, 2007 at 1:38 pm

    Valeu, Catatau.
    Estou procurando seguir essas dicas à risca. Inclusive fazendo médias de gasto antes e depois de começar a usá-las. Aí vou ter dados concretos de que isso funciona.
    Abraço.

  14. August 21, 2007 at 1:47 pm

    Em altas velocidades, aumenta o arrasto aerodinamico…

    e esse coeficiente que varia de 0 até 1, aumenta com o quadrado da velocidade.

    Quanto maior o arrasto, mais força o motor tera de fazer pra manter a velocidade.

    se nao me engano.. um formula tem em media 0,36 de coeficiente de arrasto.

    um fusca tem 0,5.

  15. August 21, 2007 at 4:18 pm

    Bem, gradativamente estou fazendo minha parte. Hoje temos um carro só, 1.4 flex. Já tive Golf 2.0 (beberrão). Acelero bem menos. Minha esposa passou num concurso público em cidade vizinha e estou pensando na magrela para não comprar outro carro – basicamente para poluir menos e ser um pouco mais verde. Estou consumindo menos produtos industrializados, apesar de ser um cara bem tecnológico. Acredito que sites como o Apocalipse Motorizado (belo livro) estão fazendo um ótimo trabalho. Esta lista ficou ótima. Um abraço (escrevi correndo no intervalo das consultas).

  16. Walter
    August 21, 2007 at 4:55 pm

    Bem, estou usando uma cápsula no tanque de combustível, que é importada, deu 15% de economia, no meu site tem mais coisas, http://walter.eutrabalho.com e também tem videos sobre em http://www.youtube.com/ffinow.

    Abs

  17. Marcelo
    August 21, 2007 at 11:59 pm

    Cara, vou te dar uma outra dica: Honda Civic entre 2003 e 2005.
    Rodo quase duas semanas abastecendo uma única vez. O bichinho é mais econômico que carro 1.0.

  18. faggiani
    August 22, 2007 at 8:13 am

    Bacana, Rafael.
    A nossa comunidade, como um todo, só mudará se cada um de nós fizer sua parte. (ou se criarem políticas públicas que dêem vantagens aos politicamente corretos). Bom saber que somos dois.
    Abraço.

  19. faggiani
    August 22, 2007 at 8:14 am

    É verdade, Marcelo.
    Meu pai tinha um Honda Civic e de vez em quando eu andava com ele. O danado era mesmo econômico. Mais do que meu corsa 1.0 atual.
    Abraço.

  20. rafa
    August 22, 2007 at 2:41 pm

    gostaria apenas de salientar no item 4, o qual vc diz que os carros gnv e alcool tem menos rendimento.

    Ao contrario, o carro a álcool além de poluir menor, possui maior rendimento. O gnv sim, tem rendimento inferior.

    abraço.

  21. August 26, 2007 at 11:21 pm

    Adorei as dicas! (pela quantidade dos comentários pelo jeito não fui a única hehehehe)

    “Ainda escreverei um livro sobre “Arte de andar na rua” – para ser distribuído grátis, com retrato e dedicatória, na Semana do Transito. Só depois de ler um livro de deuzentas páginas, o pedestre carioca será capaz de começar a suspeitar que não se deve insistir em caminhar por baixo dos automóveis”. p. 74, Cecilia Meireles, no livro Crônicas de viagens (Crônica publicada originalmente em 1944)

    Beijos

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