Home > Crítica, Diarices > sou fã – parte v: desenhos animados

sou fã – parte v: desenhos animados

Neste fim de semana relembrei com alguns amigos meus os desenhos da nossa época. Decidi falar de alguns deles aqui. Para mim, os TOPs. Vou resumir rapidinho cada um deles, mas deixo links para quem quiser saber mais.

Thundercats

Irado. Homens-gato ninjas que lutavam contra sapos, chacais, abutres e uma múmia que tomava viagra. Dizendo assim, não parece muito bacana, mas quem assistia sabe que a turma do Lion mandava muito bem. As histórias sempre continham uma liçãozinha de moral que eu achava bacana. Não consigo lembrar muitos episódios clássicos, infelizmente. Na minha memória, está o dia em que o Lion foi até uma área gelada do planeta onde estavam, e enfrentou o Sr. daquelas bandas, um camarada barra pesada que depois ficou amigo da gataiada. Consegui achar a introdução do desenho:


Thundercats intro

Thundercats na wikipédia. E aqui os personagens.

Compare preços de livros e DVD’s dos Thundercats.

Até hoje não me conformo de não ter conseguido assistir aos episódios das temporadas em que surgiram novos personagens. A coisa tava pegando fogo…

Curiosidades: Tudo indica que vai rolar um filme dos Thundercats.

.

Tom e Jerry

Este desenho mora no coração de todos nós. A história é muito simples: um gato (Tom) que se dá mal 95% das vezes persegue um rato (Jerry) que se dá bem 95% das vezes. De vez em quando apareciam outros personagens, como a dona do Tom, a gata que ele curtia, o cachorro, o ratinho que, acho, era sobrinho do Jerry. Desse desenho eu lembro de alguns episódios clássicos. Um muito bom é quando toda a cozinha se torna uma pista de gelo. Outro muito bom é aquele em que o Tom chama uns camaradas para uma festinha. O meu preferido é um episódio em que a dupla é mosqueteira, e travam uma luta homérica em meio a uma mesa farta! Eu procurei esse para colocar aqui, mas não encontrei. De todo modo, consegui um clássico: o conserto. Vejam a genialidade do desenho:


O conserto de Tom

Eis o wiki do Tom e Jerry. E os personagens.

Compare preços de livros e DVD’s do Tom e Jerry.

Curiosidades: Os episódios de Comichão e Cossadinha, que aparecem dentro dos desenhos dos Simpsons são inspirados nos incomparáveis Tom e Jerry.

.

Pica-Pau

Este desenho era totalmente non-sense. Mais do que Tom e Jerry, mais do que qualquer outra coisa. O pica-pau é o personagem de desenho animado mais imoral, irresponsável e filho da p&*# já exibido para crianças. E, que coisa, era muito legal. Não consigo me lembrar de nenhum episódio em que o Pica-pau era boa gente. Em alguns casos, ele era provocado pelo Leôncio ou pelo Zeca Urubu, mas nunca, nunca foi gente boa. Alguém consegue lembrar do Pica-pau sendo legal? Olha que episódio massa eu encontrei: quando ele desce as cataratas. Clássico dos clássicos. Lembram de outros? Lembro quando constróem uma estrada no meio de uma árvore, quando ele congela e quando ele foge com dinheiro no cavalo “Pé de pano”.


Pica Pau desce as cataratas

Olha o wiki do Pica-Pau.

Curiosidades: O desenho tem uma nova versão, do ano retrasado, no máximo. Parece que o novo Pica-Pau é menos aloprado.

.

Simpsons

Eu ia dizer que Simpsons era meu desenho favorito de todos os tempos. Aí eu lembrei da turma de baixo e Simpsons caiu para um belo segundo lugar. O que eu mais gosto nos Simpsons é como a minha percepção sobre a série mudou. Quando eu era mais guri, eu curtia o Bart e as molecagens sem noção dele. Depois não teve como não idolatrar o pai de todos nós: Homer! Eu queria ser um pouco como Bart, mas não quero ser nada com o Homer. Ele é o loser máximo, o protótipo do bobão que se deixa levar por qualquer onda. E, ao mesmo tempo, é o cara mais engraçado de todos os tempos. Homer domina! Decidi colocar aqui, ao invés de um desenho, a abertura dos Simpsos com personagens humanos. Ficou muito boa!


Simpsons reais!

Wiki dos Simpsons.

Compare preços de livros, DVD’s e bonecos dos Simpsons.

Curiosidades: O filme dos Simpsons estréia sexta-feira aqui no Brasil! Eu vou ver com certeza!

.

Caverna do Dragão

Não teve desenho melhor do que Caverna do Dragão. A série foi inspirada em um jogo de RPG chamado Dungeons & Dragons. No desenho, um grupo de amigos entram em um mundo estranho após um acidente com uma montanha russa em um parque de diversões. Chegando lá, encontram um velhinho zen que lhes dá armas bacanas para que eles sobrevivam aos perigos desse mundo. Durante toda a série, os guris procuram voltar para a vida normal de adolescente deles, mas sempre acontece alguma coisa errada. Eu gosto de todos os personagens, mas o meu preferido era o cavaleiro Eric, por incrível que pareça. Acho que ele foi o único que continuou sendo ele mesmo no novo mundo.


A abertura de Caverna do Dragão

O wiki do Carverna do Dragão está muito legal. Lá tem alguns links para todos os episódios produzidos.

Curiosidades: Existem algumas versões sobre como seria o final, jamais produzido, da série. Uma lenda da net dizia que os garotos haviam morrido na montanha russa, e que o Vingador e o Mestre dos Magos eram a mesma entidade, que os estavam torturando; a Uni, nesta versão, seria uma aliada da entidade maléfica. Essa versão foi totalmente negada pelos produtores da série. Ao que tudo indica, este é o verdadeiro roteiro do episódio final. Vale a leitura. É muito bacana.

.

————————————————-

Essa lista não cobre todos os desenhos que vi na minha infância. Preciso mencionar ainda o Papa Léguas (sempre torci para o coiote), o Ligeirinho, o Super Mouse, He-Man, a Formiga Atômica e Johnny Quest. Todos muito bacanas. Hoje em dia, ainda curto Bob Esponja e, quando posso, vejo Avatar. Simpsons é para sempre.

Categories: Crítica, Diarices
  1. August 13, 2007 at 9:27 pm

    Nossa, muito bom relembrar esses maravilhosos desenhos animados. Fico muito chateado quando vejo, hoje em dia, determinados desenhos que não despertam nenhum encanto. É claro que existem bons desenhos, mas a maioria é descartável. Parabéns pelo blog, gostei muito dele. E obrigado pela dia do “Quero ter um blog”. Lá tem informações preciosas!

    Um abraço!!!

  2. August 13, 2007 at 10:32 pm

    Muito bem lembrado, nossa essência, nossos desenhos, lembro minha infância esperando dia após dia para ver o próximo episódio, adoreii seu blog mesmo porque tenho prazer pelo lado psicológico da vida hueheu.
    Vi que passou no meu também, obrigado pela visita!
    Um abraço

  3. faggiani
    August 14, 2007 at 7:56 am

    Valeu, Ícaro.
    Os desenhos de hoje, realmente, não chegam aos pés dos antigos.
    Legal o Queroterumblog, né? Sempre estou lá também.
    Abraço.

  4. faggiani
    August 14, 2007 at 7:57 am

    Obrigado, Aladas.
    Eu sempre procuro mostrar a Psicologia para todas as pessoas. Ajuda a profissão.
    Abraço.

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: