Home > Adeus, Mente, Análise do Comportamento > A conseqüência comanda o processo (da série: Adeus, Mente)

A conseqüência comanda o processo (da série: Adeus, Mente)

Imagine um cara colocado diante de um computador. Na tela, existem um monte de figuras, que são substituídas por outras a cada 5s. Alguém diz a ele que clicar nas figuras corretas produz pontos e que esses pontos podem ser trocados por dinheiro! Olha, tenho certeza que nosso protagonista começaria a clicar em cima de todas as figuras!

Mas aí, uma coisa acontece: clicar em figuras predominantemente verdes nunca produz pontos! Mas clicar nas figuras mais azuis sempre produz pontos! Como bom cidadão que nosso protagonista é, ele passa a pressionar somente as figuras em que a cor azul domina. O verde deixa de ser interessante. A partir de um certo ponto, ele praticamente deixa de ver o verde. A vida dele é azul e seu bolso está ficando cheio!

Por que isso acontece?

Já foi dito em outro texto que a força mais poderosa da natureza é a sensibilidade dos seres vivos às conseqüências do que fazem. Sim, além do protagonista, um pombo também começaria a bicar somente as figuras azuis. Aliás, qualquer outro animal que enxergasse matizes de cores, pressionaria somente as figuras azuis! Do rato ao homem, todos os seres são controlados pelos resultados das próprias ações.

Funciona de forma bem simples: as ações que geram conseqüências “boas” para quem as realizou têm alta chance de serem repetidas. As ações que geram conseqüências ruins deixam de ocorrer. Ou seja, a idéia é que nosso comportamento é controlado pelo que vem depois dele, e não pelo que vem antes!

Mas, calma. Nenhum comportamento acontece no vácuo. Há sempre uma situação em que ele ocorre. Voltando ao exemplo do cara clicando nas figuras azuis. Nosso protagonista clica nelas porque isso produz pontos, certo? Reparem que tem mais aí. Ele clica quando as figuras são azuis, mas não quando elas são verdes. Isto é, de certo modo, ele consegue diferenciar entre ambas.

O comportamento é clicar! A conseqüência são os pontos! Mas ele só faz isso diante do azul! Nunca do verde! O azul deve controlar o comportamento dele de alguma forma!

E é isso mesmo que acontece! Como a pontuação só ocorre para o azul, o comportamento do protagonista começa a ser controlado pela cor azul! Fica melhor! Ele só é controlado pela cor azul, porque ela está correlacionada com os pontos!

É a conseqüência do comportamento (os pontos), que faz com que o comportamento volte a ocorrer, e é também a conseqüência que faz com que o azul se diferencie do verde! A conseqüência comanda o processo! No final, ficando um pouco mais técnico, temos o seguinte:

  • R= a resposta do organismo (no nosso exemplo, clicar)
  • SD= contexto em que a resposta ocorreu (no nosso exemplo, a cor azul)
  • SR= conseqüência da resposta (no nosso exemplo, pontos)

O objeto de estudo da análise do comportamento é a relação entre esses três eventos:

 

SD –> R –> SR

Ou seja, o comportamento (R) é controlado principalmente pelo que acontece depois dele!
E isso também produz o primeiro elemento, O SD!

Ficou curioso? A série Adeus, Mente fala muito mais sobre isso. E terei prazer em responder a quaisquer perguntas.

Compare preços de livros sobre Análise do Comportamento:

Visite esses sites para mais informações:

  1. August 9, 2007 at 7:04 pm

    Robson, você é um gênio! hahahahaha

    Eu adorei, adorei, adorei o texto, ficou muito, muito, muito bom!!! Parabéns!

    Ponto alto: “Já foi dito em outro texto que a força mais poderosa da natureza é a sensibilidade dos seres vivos às conseqüências do que fazem.” Lindo!

    Parabéns mesmo!

    Um abraço

    ps.: estou um tanto ocupada, por isso demorando para ver todos os posts… além do que você resolveu virar um rapaz profícuo justo na semana em que uma febre me pegou de jeito, né? Beijo

  2. faggiani
    August 9, 2007 at 8:02 pm

    Valeu, Maga!
    Eu sonho com o dia em que todos falaremos comportamentês… Por isso divulgo a ciência sempre que eu posso.

    Alguns termos sempre têm que ser simplificados. Mas vale a pena!
    Beijos!

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: