Home > Crítica, Psicologia > o que é a psicologia – parte 2: os primórdios da biologia

o que é a psicologia – parte 2: os primórdios da biologia

No post anterior falei sobre os primórdios filosóficos, com um viés impossível de ser filtrado. Apesar do viés, o texto simples mostrava como diferentes correntes filosóficas basearam as primeiras idéias da Psicologia. Outras concepções filosóficas aparecerão em capítulos posteriores.

Neste post, é hora de descrever como a Biologia influenciou a Psicologia. Novamente, a fonte é o livro “História da Psicologia Moderna”, de Schultz e Schultz.

Diz-se que tudo começou na astronomia. Alguns cientistas perceberam que as medidas de fenômenos variavam de experimentador para experimentador. Depois de testes, perceberam que cada pessoa tinha tempos de reações diferentes ao lidar com fenômenos. Isso produziu um paradigma presente em qualquer boa ciência: o observador interfere no fenômeno (ao menos, em sua mensuração).

No princípio, havia a idéia simples de que diferentes nervos eram excitados de formas diferentes e, portanto, produziam “comportamentos” diferentes. Marshall Hall observou que animais decapitados continuavam com alguns reflexos, quando os estímulos corretos eram programados. A partir disso, ele concluiu que cada nível do comportamento necessita de partes distintas do cérebro. Esse tipo de pesquisa, onde um estímulo era utilizado para produzir um reflexo juntava-se à física mecanicista do tipo causa-efeito, combinando também com o nosso velho conhecido do texto anterior: o filósofo Descartes.

A pesquisa experimental do tipo causa-efeito também combinava com o empirismo. Os homens são moldados por suas experiência, portanto, é preciso investigar como essas experiências moldam o homem. Some-se a isso a percepção de que o observador altera a mensuração do fenômeno e estava criada a base para o desenvolvimento da psicofísica, ou a relação entre a mente e o corpo. A grande maioria das pesquisas ocorreu na Alemanha, na segunda metade do século XIX. Os experimentos mediam diferentes fenômenos, como velocidades de reação e da transmissão nervosa, que tipo de estimulação é necessária para que duas sensações sejam sentidas ao mesmo tempo, etc.

Síntese:
As filosofias dualista e empirista somadas aos estudos sobre fisiologia produziram o interesse pela investigação da relação entre mente e corpo. Por exemplo, de como diferentes estímulos produzem sensações e as diferenças de velocidade de reação e sensação entre pessoas diferentes. Estava aberto o caminho para a Psicologia.

No próximo capítulo, vou mostrar um pouco dos primórdios da Psicologia, e da criação do primeiro laboratório para o estudo da nova ciência.

Enquanto isso, vejam:

O que é a Psicologia – introdução
O que é a Psicologia – Parte 1: os primórdios filosóficos
O que é a Psicologia – Parte 2: os primórdios da biologia
O que é a Psicologia – Parte 3: o início da Psicologia I
O que é a Psicologia – Parte 4: o início da Psicologia II

About these ads
Categories: Crítica, Psicologia
  1. August 9, 2007 at 7:33 pm | #1

    Muito interessante, Robson! Gostei da forma como o texto foi construindo passando historicamente de um item a outro sem se prender muito e, ao mesmo tempo, mantendo a lógica.

    Acredito que mais para frente pode vir a calhar falar um pouco como a análise do comportamento se comporta frente a biologia sendo uma ciência monista…

    Beijos

  2. bruna
    September 26, 2007 at 2:16 pm | #2

    oi boa tarde precisava saber em que parte deste livro que voce cita fala sobre a biologia porque esse seu e um resumo que por sinal esta muito bem feito…
    se voce puder dar essa informação o mais rapido possivel

  3. September 26, 2007 at 3:58 pm | #3

    No livro “História da Psicologia Moderna”, usei o capítulo 3.

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: