Home > Coisologia > explanando – um dia

explanando – um dia

Fui intimado pela minha mais assídua comentadora a explicar a história do post um dia, que avisava da pausa no blog.

Eis a história:

“Um dia, um velho disse a um garoto:
– As plantas também precisam de oxigênio.
O garoto foi dormir.”

Esta “fábula” pode ser entendida como um koan. Para os budistas, os koans são histórias que não podem ser entendidas por meio do raciocínio lógico. Muitos, dizem, iluminaram-se com os koans, pois precisaram utilizar outra forma de entendimento para os compreenderem. No Brasil, os koans são conhecidos como histórias sem sentido com objetivos não facilmente perceptíveis.

O meu objetivo não era ajudar ninguém a se iluminar. Era apenas criar o caos na mente de todos. Como “todos” são dois ou três, não tenho certeza se meu objetivo foi cumprido.

“Ah, não tem explicação, então?”

Ok, eu confesso: não era um koan. Eis a verdadeira explicação:

O garoto fazia coisas demais, muitas ao mesmo tempo, não estava conseguindo fazer nada direito, estava estressado, respirava muito, sem pausa. O velho, seu avô, quis ajudá-lo, alegando que todo aquele consumo abusivo de oxigênio, toda aquela correria, estava atrapalhando a todos. Não quis ser ofensivo, preferiu dizer que as plantas, e não só o menino, precisavam de oxigênio. Felizmente, o garoto era inteligente, apesar de atrapalhado. E foi dormir.

Agora, descansado, o blog voltou.

Categories: Coisologia
  1. Marcela Ortolan
    June 24, 2007 at 10:20 pm

    Primeiro: obrigada pela explicação;
    Segundo: bacana a explicação sobre o Koan;
    Terceiro: ahhhh!!!!!! Agora sim!!!!! Faz todo o sentido!
    Quarto: eu e o Filipe discutindo ficou parecendo dois caras que chegam no final do filme e ficam tentando advinhar o começo… (o final de um filme tipo Magnolia… rs)
    beijos

    Resposta
    Que bom que agora tudo ficou esclarecido. Acho que, no fim das contas, só voltei ao blog para ter a chance de explicar esta história.
    Ufa, agora que a OE sumiu, e estou “saciado”, acho que vou parar de novo…
    hehehehe
    Daí é abusar, né? Como se eu fosse o Led Zeppelin!! (bem que eles podiam voltar…)
    Beijos.

  2. Marcela Ortolan
    June 24, 2007 at 10:49 pm

    Bobo… nem experiemente sumir de novo!

    É mandade dar o doce para a criança e tira-lo logo após a primeira mordida…😛

    beijos

  3. acaminho
    June 25, 2007 at 1:09 pm

    Interessante o teu espaço.
    Também eu fiquei sumido. Bem mais que o teu único mês. Mas, agora, retorno aos poucos.
    Voltarei por aqui.
    Abraços,
    Caminhante
    (http://acaminho.wordpress.com)

    Resposta
    Que bom que tu gostou.
    Espero te ver mais por aqui.
    Teu espaço é bacana também, passei por lá.
    Abraço.

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

