Home > Adeus, Mente, Análise do Comportamento, Ciência, Psicologia > psicologia e análise do comportamento – 1

psicologia e análise do comportamento – 1

Não sei se é bom ou ruim, mas a abordagem psicológica escolhida por mim é absolutamente diferente de todas as outras. Claro que, na minha opinião, é melhor. Vou apresentar algumas idéias para vocês.

Normalmente, textos técnicos não são muito apreciados… Não quero que este seja um post chato, então leiam com a consciência do meu esforço para escrever um texto interessante para todos. E aproveitem para aprender um pouco sobre como e por que nos comportamos. Esta nova safra surgiu devido ao fracasso da série “Adeus, Mente”, que tentou ser menas prática e mais teórica. Aproveitem:

OS TRÊS NÍVEIS DE ANÁLISE

A análise do comportamento considera os organismos em três níveis: (1) filogenético, (2) ontogenético e (3) cultural. Para analisar uma simples unidade do comportamento de um organismo é preciso, portanto, levar em conta (1) a história evolutiva da espécie, (2) os aprendizados do organismo em sua vida, e (3) as particularidades da cultura em que está inserido. Detalhando um pouco mais:

Filogenético
Nossa espécie não surgiu no mundo vinda do nada. Temos uma história evolutiva: alguns acreditam que viemos do macaco. A história da nossa espécie definiu o funcionamento do nosso corpo. Por exemplo, gostamos de açúcar porque comer açúcar provia a energia que nossos antepassados necessitavam para sobreviver. Sentimos amor, carinho e necessidade de cuidar das pessoas próximas porque cuidar e ser cuidado aumentava a probabilidade de que nossos ancestrais vivessem de forma mais segura. E assim por diante… Não há meios de analisar um comportamento sem considerar como alguns elementos desse comportamento podem ter sido relevantes para a espécie.

Ontogenético
Aprendemos durante nossa vida. Nossa espécie não está programada para atravessar a rua depois de olhar para os lados. Precisamos ser ensinados a fazer isso. Alguém tem que nos ensinar a ler e a escrever, e a sermos respeitosos. Pode parecer mentira, mas não nascemos falando. O nível ontogenético (ou de formação do ser) é o mais importante para grande parte da Psicologia. O problema é quando a Psicologia se foca apenas nele, sem considerar nível o Filogenético.

Cultural
Existe uma história clássica em um livro cujo nome não me lembro. Um rapaz de um país aceita o convite para jantar de sua amiga de outro país. Ela oferece comida a ele, ele aceita. Após terminar o prato, ela oferece novamente comida, ele aceita. E de novo. E de novo. Até que nosso mocinho tem uma intoxicação alimentar. Acontece que ela foi ensinada, de acordo com sua cultura, a sempre oferecer comida após a visita terminar de comer. Ele, por sua vez, foi ensinado a nunca recusar uma oferta de comida. Os aspectos culturais têm que ser considerados por psicólogos. Muitas vezes, as características da cultura podem ir contra o que é aceitável do ponto de vista da sobrevivência da espécie. Veja nosso protagonista, por exemplo, ignorando todos os sinais de satisfação que seu corpo lhe deu: isso provocou uma reação forte do organismo, o que levou a uma intoxicação alimentar.

Nesta primeira parte, fica, então, a idéia de analisar qualquer pessoa (organismo) em seus três níveis de determinação. Em seguida, SELEÇÃO PELA CONSEQÜÊNCIA.

PS: Descobri que um amigo habilidoso está escrevendo sobre Psicanálise. Uma espécie de tutorial, como este. Instituto de Catexia Online. Visitem. O que estão esperando?

  1. April 4, 2007 at 1:00 am

    Olá querido!
    Como vais? Adorei as explicações! Ficaram ótimos os exemplos (“Nossa espécie não está programada para atravessar a rua depois de olhar para os lados”).

    Mas eu senti falta de uma coisa: uma explicação melhor da teoria da seleção. Não sei se vai falar dela, contudo eu considero importante. Afinal é comum erros acerca desta teoria. E ela é a base de tudo, não apenas da explicação filogenetica, como da teoria da seleção por conseqüências… que tal?

    Adorei o exemplo do nivel cultural!!!🙂

    Bom ver que você se esforça para a divulgação da AC!

    beijos, beijos

    RESPOSTA:
    Oi, Maga!
    Que bom que você gostou! Espero que mais pessoas se interessem, pois uma divulgação não é uma divulgação até ter sucesso.
    Eu vou falar, sim, sobre a importância da seleção. Deixei para falar na parte BASES FILOSÓFICAS. Sei que não é exatamente Filosofia, mas preferi deixar ali. Vou falar rapidamente sobre o monismo e o pragmatismo, mas vou começar pela importância da seleção.
    Se estiver gostando, avise seus calouros. Vou tentar avisar os meus também.
    Beijos.

  2. May 10, 2007 at 11:28 pm

    Opa!

    Meu nome é Luciano e sou um leitor esporádico do Homem e Mundo. “Inaugurei” essa semana um wiki sobre AC para a comunidade de analistas do comportamento: http://www.wikiac.com.br .

    Como sei que você gosta de AC, gostaria de te convidar pra escrever e editar alguns artigos lá no wiki, quando você tiver um tempinho🙂

    []s!

  3. Deize
    October 4, 2008 at 2:56 pm

    Ola, meu nome é Deize sou estudante do 4 ano de psicologia e também escolhi como técnica de atuação o behaviorismo radical, é algo que precisa ser entendido e compreendido muito bem, pois muitas críticas já ocorreram devida a má interpretação.

    Muito boa sua explicação.

    bay
    Deize Sales

  4. agledson
    September 16, 2010 at 8:58 am

    Oi pessoal, eu sou estudante do 4 ano de psicologia. adorei as explicações, mais queria saber um pouco mais…

    Queria saber como a analise do comportamento vai falar de CUIDADO.

    Como ela vai ver o cuidado no individuo?

    Se poderem me ajudar…

    att

  5. November 11, 2010 at 4:36 pm

    Ola…bem primeiro parabéns….seus textos são bastante elucidantes, não sou psicologa, mas andei lendo um pouco sobre analise do comportamento….
    Existe alguma diferença entre analise do comportamento e analise EXPERIMENTAL do comportamento?? (não sei se a dúvida é boba…..sou leiga no assunto)
    bem…de qualquer forma agradeço desde já!!
    valeuu

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: