Home > Geral > sobrecarga de informações e impossibilidade

sobrecarga de informações e impossibilidade

Nas duas últimas semanas passei a utilizar com mais freqüência os serviços do Google Reader e Google News, integrando-os. Vou explicar rapidamente o que são cada um deles.

O Google Reader é um leitor de feeds (e/ou RSS. Clique para saber mais). Funciona assim: você se cadastra no google (se tem orkut, provavelmente já está cadastrado), acessa o Google Reader e lá registra blogs ou feeds de sites de notícias. Toda vez que um novo post ou uma nova notícia for publicada, o Google Reader é atualizado, permitindo que você leia tudo a partir dele, sem precisar visitar o blog ou o site de notícias em si. Ou seja, você lê o conteúdo dos sites registrados no próprio site Google Reader, evitando a necessidade de abrir todos as páginas. É um centralizador. Você pode, por exemplo, registrar o meu blog e saber quando há post novo observando as atualizações do Google Reader. Chega de ficar visitando este blog apenas para descobrir que não há nada novo.

O Google News, por sua vez, é um site que reúne uma porrada de notícias de vários jornais online. É possível cadastrar as notícias, por tema, no Google Reader. Por exemplo, cadastrei “Últimas Notícias”, “Saúde”, “Brasil” e outras categorias. Leio todas as notícias do Google News no site do Google Reader. Para fazer isso, procure “RSS” na barra da esquerda do Google News.
(para cadastrarem notícias ou blogs, basta procurarem por links “RSS”. Para blogs, normalmente basta registrar o endereço do blog em si)

Além do Google News, cadastrei alguns tópicos da Folha (“Educação”, por exemplo) e do Estadão, além de blogs de jornalistas. Ou seja, diariamente, aparecem no Google Reader, mais de 300 notícias. É uma loucura. Impossível ler tudo e ficar inteiramente atualizado. Diabo de mundo grande.

Por outro lado, estou com uma visão um pouco superficial, mas abrangente do que está havendo.

Por exemplo, com relação à visita de Bush para discutir álcool. Sabiam que a UNE está organizando uma manifestação? Que Chávez e Fidel são contra a parceria e contra o álcool em si, pois “alimento é energia para pessoas e não para carros”? Que Bush não está querendo diminuir a taxa de exportação do álcool brasileiro? Há, acreditem, muito mais.

O acesso a uma quantidade tão grande de informações é vantajoso, principalmente porque posso comparar o tratamento que diferentes jornais dão a algumas notícias. Permite maior equilíbrio na formação da minha opinião.

Aconselho que façam como eu, mas não fiquem obcecados em ler tudo. Ler tudo é impossível. Selecionar é preciso.

Categories: Geral
  1. March 6, 2007 at 12:37 am

    Finalamente alguem de bom senso para me ajudar a entender essa coisa.

    Vou lá ver o que sai…

    bjos

  2. March 6, 2007 at 10:49 am

    São recursos interessantes e importantes, sim. Mas caralho, é tanta, tanta coisa!

  3. March 10, 2007 at 12:12 am

    Ah, graças a ti meu blog tem feed a partir de agora… rs
    (como se as postagens já não fossem previsiveis o suficiente ahahah)

    beijos

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: