Home > Brasil > educação, droga e pobreza

educação, droga e pobreza

Toda vez que vejo uma reportagem como essa, que fala de jovens criminosos não educados, eu me pergunto qual é a verdadeira causa inicial do problema.

A chamada da reportagem enfatiza a não-educação, mas não a coloca como causa principal. Concorrentes estão a pobreza e o uso de drogas. Parece haver a seguinte relação: quanto mais pobreza, menos educação, mais criminalidade, mais uso de drogas.

Para mim, essa é ordem das coisas: a pobreza começa tudo.

A reportagem acima mostra um dado importante: tudo está piorando. Eu, honestamente, tenho medo.

Categories: Brasil
  1. February 28, 2007 at 12:28 am

    É meu amigo… eu também tenho medo…

    A educação por si só não tem tanta influencia assim na criminalidade. Afinal a escola não é um final em si mesmo. E nós sabemos como anda a educação em nossas escolas, e quais cartilhas elas seguem. Sabemos também que estamos no pais do desemprego, do jeitinho, no país em que poder paralelo já não é mais tão paralelo assim…

    … beijos

  2. February 28, 2007 at 1:19 pm

    huhauHAUhaUHAuhauHA

    Então todos temos medo, então. Ou nem todos, talvez. Muita gente troca o “medo” pelo “eu não quero saber nada disso”. Dizem que dá na mesma… né não?

    Agradeçamos, porém, que somos um país que ainda não chegou na casa dos 200 milhões, muito menos um bilhão que este território, seguindo o exemplo exemplar de territórios como China e Índia, “suportaria” 1 bilhão de pessoas… nem que fosse com vidas insuportáveis.

    O que é engraçado é que um décimo do país mora em uma megalópole, de onde toda a cultura esprai, praticamente, e por onde toda a economia circula. O que se pede do Brasil é uma necessária descentralização, e mesmo com os ditos programas de descentralização, não adianta, a nossa política e a nossa economia é rigorosamente centralizada – além de liberalmente liberal. É uma coisa muito louca.

    Bem, deixa eu ir nessa que eu tenho de terminar o meu trabalhinho sócio-histórico… AHuahUAHuhaUHAUhauHA

    Abraços!

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

