Home > Crítica, Crônica > Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, e Deus

Curitiba, Museu Oscar Niemeyer, e Deus

Curitiba funciona como cidade para cidadãos.
Isto não é pouco:
Encontrar lixo na rua é como agulha no palheiro. Os motoristas de ônibus diminuem a velocidade para você ler o nome da linha. As pessoas são educadas. As calçadas largas facilitam o trânsito dos pedestres. O centro é claro 24h/dia e é bem policiado. Os motoristas de carros são respeitosos. Estive lá em 3 oportunidades, e em nenhuma delas vi engarrafamentos. Há muitas sinalizações que ajudam na locomoção. Ninguém tem medo de andar pela cidade. O sistema de transporte urbano é rápido, limpo, novo e incrivelmente funcional. Não bastasse isso, Curitiba possui diversas áreas verdes, e outras tantas atrações culturais. Curitiba não é grande como São Paulo, e nem será, pelo que parece. Quem mora lá nunca precisará cruzar horas de ruas para chegar onde precisa. Curitiba respira e ótimo respirar de verdade.

Museu Oscar Niemeyer (MON)
Nunca me senti tão burro quanto no museu. O MON é uma obra de arte que contém obras de arte. A arquitetura, por si, vale a visita. O que estava sendo exposto não era grandioso, mas deliciosamente criativo. A variedade, as cores, as técnicas, os temas eram tantos e tão impressionantes que saí do MON com a impressão de que sou burro. Eu quis ser artista. Estar junto com toda aquela criatividade teve um forte impacto sobre mim (enquanto eu estava lá). Sem desejar, você começa a relacionar e a repensar e a imaginar e a desejar e e e e

Façam um favor a vocês e vão até o MON. Segue o link para vocês visitarem e entenderem a genialidade do arquiteto Oscar. Museu Oscar Niemeyer.

Deus
Eu vi Deus em Curitiba. E isto é um trocadilho idiota com a cerveja Deus, da Bélgica. Ainda não engoli Deus (mais um trocadilho filosófico bobão). Deus custa R$199,00. Este é o preço: pague ou fique sem Deus (mais trocadilhos? deixem nos comentários).

2007
Seja bem vindo, 2007!

Categories: Crítica, Crônica
  1. January 2, 2007 at 11:27 pm

    Você não engoliu? Então ficamos sem saber se Deus é mesmo bom…

    Curitiba é mesmo uma cidade surpreendente!

    Ah, o MON!!! Estou com uma baita vontade de ir lá… pena que meu pais não moram mais em PG… era tão pertinho rs. Quanto a vontade de criar entendo como se sente. Acho que tive uma sensação proxima ao visitar o museu de arte moderna da Bahia, e outras tantas vezes quando vejo que fazer arte é muito humano (e mesmo assim sublime) que eu também poderia fazer… mas sabe como é né? No dia a dia algumas coisas se perdem… rs

    beijokas pra ti

  2. Tsu
    January 3, 2007 at 2:56 pm

    rsrsrs…ao invés de incorporar deus, eu prefiro beber Duvel (diabo em flamish)…cerveja belga tb

    Legal Curitiba né? Eu tb tenho vontade de morar lá…

  3. Lucas
    February 3, 2009 at 6:58 pm

    Moro em Curitiba desde que nasci, e me pergunto que Curitiba é essa que você viu. Sm, é uma cidade muito boa, se comparada com outras brasileiras. Mas lixo na rua tem e bastante, o que ocorre é que a prefeitura paga o sistema de limpeza (os garis) para deixar em ordem. Mas achar lixo numa rua de curitiba é tão fácil quanto achar areia na praia.

    Nunca vi um onibus reduzir a velocidade para as pessoas lerem o nome da linha. Isso nunca existiu. E além disso em horário de pico, eles lotam. Pessoas chegam a ficar mais de 2h numa fila pra poder pegar um onibus. As linhas que servem os bairros mais afastados têm onibus mais velhos, poluentes e demorados, fim de semana, por exemplo, é um onibus a cada hora ou mais.

    Aqui nao há engarrafamento, mas tambem são poucos os motoristas educados. Parece que quando eles vêem um pedestre tentando atravessar a rua, aceleram mais ainda. Há um poucos que são gentis.

    Mas não se iludam, minha gente. Curitiba tem suas qualidades, mas é uma cidade tão violenta quando as grandes capitais brasileiras e com problemas parecidos.

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

