Home > Coisologia > ANO NOVO

ANO NOVO

Marcação de tempo pode ser inteiramente arbitrária: como observar algo de hora em hora; ou ser baseada em algum fenômeno: primavera é marcada pelas flores. A festa de fim de ano era arbitrária, na minha opinião. O fato de o próximo segundo ser do ano seguinte não diz nada, pensando enxaquecamente. E daí que a terra está em relação ao sol na mesma posição em que estava há um ano atrás? No dia 2 também, e no dia 3…

É como eu disse: sendo chatinho, a virada não significa nada. Mas eu sempre gostei de fim de ano. É uma das minhas festas preferidas. E olha que sou chato, viu? Inevitavelmente, perguntei a mim por que eu gosto tanto da virada, se a virada é arbitrária…

Acontece que o ânimo das pessoas é a referência.

Nós somos tão comoventemente bobinhos, que chega esse fim de ano arbitrário e o marcamos com nossos gestos e palavras de esperança em uma vida melhor e, quem sabe, em um avanço mundial. Marca-se também nosso desejo de reavaliarmos nossas ações. Planejamos o que faremos no ano seguinte para que tudo melhore. É bonitinho, mesmo efêmero.

As pessoas são a virada, esta é a verdade. Portanto, agradeço a todos nós por termos essa esperança sem óculos.

BOM ANO NOVO A TODOS!

Categories: Coisologia
  1. December 30, 2006 at 12:07 pm

    “O mito do eterno retorno”, Mircea Eliade.

    hehehehehe, brincadeira, mas sempre que eu penso no ano-novo (que eu faço o mesmo questionamento que você), eu penso neste livro. O ano-novo nunca vai morrer!!!

  2. January 1, 2007 at 7:34 pm

    Olá querido!

    Estou de volta a Londrina e a blogesfera!😀

    Gostei do novo layout do blog!

    Gostei do teu texto sobre ano novo! Teu texto me lembrou outros dois do Drummond e são meio batidos (é provavel que conheças) mas são belos, porque falam com ceticismo e esperança sobre essas viradas do tempo, exatamente como você fez… ai vão eles:

    “…Quem teve a idéia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez, com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante, vai ser diferente”. (Carlos Drummond de Andrade)

    Receita de Ano Novo

    Carlos Drummond de Andrade

    Para você ganhar belíssimo Ano Novo
    cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
    Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
    (mal vivido talvez ou sem sentido)
    para você ganhar um ano
    não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
    mas novo nas sementinhas do vir-a-ser;
    novo
    até no coração das coisas menos percebidas
    (a começar pelo seu interior)
    novo espontâneo, que de tão perfeito nem se nota,
    mas com ele se come, se passeia,
    se ama, se compreende, se trabalha,
    você não precisa beber champanha ou qualquer outra birita,
    não precisa expedir nem receber mensagens
    (planta recebe mensagens?
    passa telegramas?).

    Não precisa fazer lista de boas intenções
    para arquivá-las na gaveta.
    Não precisa chorar de arrependido
    pelas besteiras consumadas
    nem parvamente acreditar
    que por decreto da esperança
    a partir de janeiro as coisas mudem
    e seja tudo claridade, recompensa,
    justiça entre os homens e as nações,
    liberdade com cheiro e gosto de pão matinal,
    direitos respeitados, começando
    pelo direito augusto de viver.

    Para ganhar um Ano Novo
    que mereça este nome,
    você, meu caro, tem de merecê-lo,
    tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
    mas tente, experimente, consciente.
    É dentro de você que o Ano Novo
    cochila e espera desde sempre.

    ——-

    Feliz ano novo pra ti, querido!!!

    beijos

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

