Home > São Paulo > Caminhos para a USP (cidade universitária) – o campeão

Caminhos para a USP (cidade universitária) – o campeão

Este post tem por objetivo servir de utilidade a todas aquelas pessoas perdidas que se perdem perdidamente quando estão em São Paulo. Há muitos caminhos para muitos lugares, e para alguns lugares há apenas um caminho. Ir para a USP está no primeiro caso.

Não sendo nada democrático, vou ignorar todas as pessoas do mundo que não utilizam a linha verde do metrô ou arredores e dar as dicas apenas para os poucos que usam a linha verde do metrô ou arredores (enfatizando que essa repetição enfática de alguns trechos é proposital, pois me alegra).

Existem três estações nas quais você pode parar para pegar ônibus para a USP. Vamos começar pela estação Vila Madalena. Quem desce lá tem duas opções. Pode ir pela ponte Orca, na faixa, e parar do outro lado do universo USP, ou pagar R$2,00 e pegar um ônibus que entra na cidade universitária. Esse caminho é bastante rápido, mas deve ser usado apenas em horários não compatíveis com os horários de aula da USP. Caso contrário, o ônibus estará muito e extremamente cheio. Evite os horários entre 7h e 8h, pois além de cheio de alunos, a Praça Panamericana (caminho) é instransponível.

Uma outra opção é descer na estação Consolação. De lá você também tem duas opções. Pode descer a Augusta (sentido centro) e parar no primeiro ponto. Há alguns ônibus que vão à USP. Um deles para à porta da universidade, outro entra nela. É um caminho rápido. Mas atenção. O ônibus desce a Augusta inteira, e você não quer descer a Augusta depois das 9h. Este é o caminho recomendado para quem precisa estar cedo na USP (use entre 7h e 8h)… e não se importa com ônibus cheio. A outra opção é pegar o ônibus na própria Paulista, mas ele passa pelas Clínicas (vide abaixo).

O terceiro caminho é descer na estação Clínicas. De lá você também tem duas opções. Pode pegar o ônibus na Cardeal Arcoverde ou na Dr. Arnaldo. A diferença? O ponto da Dr. Arnaldo é mais próximo da estação e o ônibus vem menos cheio. Depois da Dr. Arnaldo, mais cheio, ele desce a Cardeal e pega mais gente. Ou seja, ir para a Cardeal é coisa de maluco. Vá para a Dr. Arnaldo. O ponto de ônibus é na frente do cemitério, bastante reconfortante. Este é o caminho campeão por dois motivos. O primeiro deles é a estabilidade. De certo modo, o caminho é liegeiramente mais demorado do que os outros (por culpa dos semáforos), mas sempre leva aproximadamente o mesmo tempo para chegar à universidade. Ou seja, depois de você gravar o tempo, nunca mais se atrasará. O segundo motivo é quantidade de ônibus que vão de lá para a USP. Antes eram 2, agora são 3. Você fica pouco tempo no ponto, o que pode compensar o caminho levemente mais lento. Um dos ônibus é aquele que vem da Av. Paulista (vide acima).

Para voltar? Nunca suba a Teodoro Sampaio. Nunca, sob nenhuma hipótese. Prefira ônibus que subam a Consolação ou que vão para a estação Vl. Madalena. Confiem em mim nessa. E mais: passadas as 17:30, suba a Consolação. Há corredores de ônibus, coisas que não há para os ônibus que vão para a Vila Madalena.

É isso. Seja feliz, cidadão.

Categories: São Paulo
  1. September 22, 2006 at 7:31 pm

    Acho que devias vir para Poa para me ensinar o melhor caminho entre minha casa e o aeroporto, por exemplo. Nunca sei como é melhor. E tem uns lugares que eu tmb não sei nunca o caminho mais curto, mas o importante é que eu sempre chego. Mas aviso antes: sou fresca, ando de carro🙂
    Não entendi. Não tens mais amigos que escrevem?? Sobre o poema: é por isso que eu naõ sigo a sugestão da minha irmã de ir publicando dos antigos para os mais novos. Vai que percebam que eu não evolí nada?😛
    beijo

  2. Priscila Campelo
    March 9, 2008 at 7:56 pm

    Caracaaaa
    meu tu salvou minha vida!!!
    te daria um beijo agora!!!
    estava em desespero pra saber como eu ia pra USP do meu curso!
    ainda bem que encontrei teu site!
    beijinhooooooossss

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

