Home > Crítica, Filosofia > Nota rápida sobre religião

Nota rápida sobre religião

É comum dizer que a religião ajuda as pessoas. Isso é falso. A crença ajuda as pessoas, e elas não precisam ser inseridas em religiões. Crença pode ser definida de várias formas, uma que eu gosto é: convicção na verdade de uma proposição não demonstrada. Religião envolve mais do que crenças, pois explicita regras (o que não é ruim), mas as regras facilmente entram em conflito com ser humano ou com outras religiões (o que é ruim).

A humanidade mostrou de forma muito clara como uma religião pode causar estragos a pessoas que não são da mesma religião. Uma coisa é realizar um conjunto de práticas por que elas são demonstradamente eficientes, outro é realizar um conjunto de práticas (como atirar um avião contra um prédio, ou destruir uma cultura por meio de uma suposta educação ao superior) por que dizem que elas são boas.

Religião é quase um crime, na realidade. Perdão pela simplificação, mas é… O mundo precisa de ética e não de religião. O mundo precisa de pessoas que pensam e não de seguidores de malandros. O fato de existirem tantas crenças diferentes em tantas verdades diferentes é o indicativo mais forte de que qualquer deus, qualquer entidade, é simplesmente criação humana.

Isso tudo para dizer que a religião, quando em conflito com outra, é somente parte de algo muito maior: dois grupos diferentes e incompatíveis se encontrando em um campo com poucas batatas…

Categories: Crítica, Filosofia
  1. July 30, 2006 at 1:53 pm

    Ao vencedor as batatas… (M.A)

    E que o vencedor seja a humanidade!!!

    Bom breve texto. Gostei da posição mostrada. Mas como sempre, infelizmente não dá pra abranger toda a complexidade da questão.

    Beijos pra ti e bom domingo…

  2. Paulo
    August 16, 2006 at 1:46 pm

    Caro internauta, nao concordo em nada do seu pensamento expressado, o que mata sao os homens e nao a regiliao , essa religa o homem a Deus, o que mata é a ganancia e altivez do homem

    veja meu comentario em
    http://pauloborges-sp.blogspot.com/2005/12/quem-somos.html

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: