Home > Geral > Já que a cabeçada do Zidane não morreu…

Já que a cabeçada do Zidane não morreu…

Que as pessoas são loucas, todo mundo sabe. Elas escolhem o que condenar e o que aprovar como escolhem que roupa vestir: ora pela preferência pessoal, ora para agradar os outros. E tem a cabeçada que o Zidane aplicou no Materazzi.

Eu vi a cabeçada ao vivo. Você viu? Foi extraordinariamente triste. Fiquei com raiva do Zizou! Na hora, nem pensei no Materazzi. A única coisa que eu pensei foi o seguinte: que palavras valem terminar a carreira dessa forma? A minha, e parece ser só minha, opinião é que nenhuma palavra vale.

A opinião das pessoas sobre o que aconteceu mudou da noite para o dia. Na hora do lance, todo mundo descia a lenha no Zidane. Virou a noite, e todos só pensavam no Materazzi. A palavra de ordem era “Zidane foi homem, não foi covarde”. Eu mudaria um pouco, e diria que “Zidane foi homem, e burro”. Outra argumentação pró-Zidane é que as palavras podem ser piores do que porradas.

zizou.jpg
Zidane e Materazzi: a cabeçada da Copa em ângulo raro

Ah, mas então estamos julgando a intensidade do ato, e não o ato? Se o Zizou desse um tiro no Matarrato, então o tiro seria pior do que as palavras? Ou ainda não? Ora, por favor, sejam manés assim na casa do chapéu. “Um tiro e uma cabeçada são bem diferentes”. É claro que são, eles têm intensidades diferentes, mas fazem parte do mesmo contínuo agressão física. Agressão verbal, como a física, é crime. Ambas são. Quem é mais criminoso, Matarrato ou Zidane? Hein? Cada um que receba a sentença correspondente. Não venha dizer que um é mais culpado do que o outro.

“O crime do Zidane foi passional, o Matarrato planejou tudo, aquele malandro”. Como você concluiu isso? Aparentemente, o ato de violência entre os dois foi um crescendo: beliscões de um, “se você quer minha camisa, pede no fim do jogo”, o xingamento misterioso, a cabeçada. E o que houve antes do beliscão? Matarrato não podia estar também de cabeça quente, não podia estar agindo passionalmente? E mais: reparem no Zidane dando aquela olhadinha para o lado, para ter certeza de que não seria pego. Não planejou nada, né?

Ridículo. Ambos. Não estou tentando inocentar o Materazzi. Estou querendo acusar o Zidane. Ambos são humanos e ambos erraram por causa de uma porrada de coisas. Ambos foram cabeça quente. Ambos fizeram merda. Ambos mostraram que os seres humanos não podem se controlar.

Apoiar o Zidane é como dizer que fogo pode ser combatido com fogo. É a legalização do fim do mundo.

Categories: Geral
  1. July 15, 2006 at 3:35 pm

    Um otima analise. Não apenas a foto está em um angulo raro como a analise também. O triste é que nos acostumamos com a agressividade, começamos a banaliza-la, pesa-la… esquecemos que qualquer tipo desta só tras prejuizos.

    Gostei do que li.

    Um abraço pra ti
    Marcela

  2. July 15, 2006 at 5:37 pm

    Gostei da análise também… De qualquer forma eu sou do lema-jargão: violência não justifica violência… Acredito que justamente nossa condicão humana pode evitar esse tipo de situação…
    Enfim, o Zidane perdeu a razão que ele poderia ter com a tal cabeçada…
    Beijo pra vc Rob!
    Quel

  3. Nina
    July 17, 2006 at 11:52 pm

    escrevi no blog do japa mário que “desculpei” o zidane depois de ver a entrevista dele. Mas concordo contigo, o cara não tinha razão, ainda que xingasse toda a família dele… Mas vi que o cara se arrependeu de verdade, viu que manchou a carreira dele de verdade. Pareceu muito sincero, e nesse sentido aceitei o pedido de desculpas. Achei legal ele falar sobre a questão de ser um exemplo e tals.
    Apesar da entrevista, achei um absurdo ele ser eleito o melhor jogador da copa. Não merecia. Daria o título para o goleiro da Itália, que além de ter jogado muito bem, ainda foi todo político para exigir a expulsão do zizou.

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: