Home > Brasil > CBF

CBF

Esses dias entrei em contato com uma verdade que fica oculta. Não escondida; oculta mesmo.

A CBF (Conf. Bras. de Fut.) é uma empresa privada, que visa o lucro. Ela contrata funcionários, paga a eles uma quantia X, e esses funcionários representam a empresa em eventos. Muitos deles organizados por uma outra empresa privada, chamada FIFA. Um desses eventos é a Copa do Mundo de Futebol.

Muito espertamente, a CBF utiliza o nome do Brasil. Sim, é uma empresa brasileira, mas não é uma empresa do Brasil. A empresa pertence ao fulano de tal, ou aos fulanos de tais. Sim, é privada. É claro que é vantajoso para uma empresa como a CBF ser campeã do evento esportivo chamado Copa do Mundo. Mas não ser campeã não é tão ruim assim.

O país não ganha materialmente nada. Ganha, sim, alegria. Mas por sermos todos um pouco tolos. Torcer para uma empresa de futebol é como torcer para uma cadeia de lanchonetes vender mais do que outra.

Claro que eu torço para a “seleção brasileira”, apesar de todas essas considerações. Ou será que eu torcia? Não consigo deixar de me sentir um pouco enganado (ainda que por tolice minha) e comparar tudo isso com um enorme pão e circo. Eu sou o tolo povo.

Tudo seria diferente se os funcionários mostrassem empenho… não foi o caso. Eles só jogaram bonito nos comerciais de outras grandes empresas. Fiquei mais chateado pela “Alemanha” do que pelo “Brasil”. Isso por que o time da “Alemanha” parecia que não estava lá só pelo dinheiro. Eles correram de verdade! Jogaram bonito e perderam com a cabeça erguida!

Categories: Brasil
  1. July 4, 2006 at 10:12 pm

    Posé, brero.. caso sério.. Morri de pena da Alemanha tmb…
    Saudade de ter net em casa! hehe
    beijo

  2. begood
    July 5, 2006 at 9:28 pm

    Eu sou idiotao…

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

