Home > Coisologia, Florianópolis > As pérolas luzentes de P. da Luz

As pérolas luzentes de P. da Luz

Eu estudei na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. Quando eu era lá do primeiro, segundo ano, eu acreditava que o movimento estudantil era organizado. E, portanto, eu participava de algumas manifestações “organizadas”, em prol de melhoras para os estudantes. Em três ocasiões tive a oportunidade de ver o reitor à época, o senhor P. da Luz (P. de Pinto), mostrar toda sua capacidade política e rapidez de discurso (mas contendo um pouco de subestimação à esperteza “organizada” dos estudantes).

Primeira ocasião
Discutia-se a entrada da polícia no campus. Sendo a universidade área federal, a entada da PM (estadual) necessitava da aprovação do Conselho Universitário (o CUn). Os estudantes ficaram em polvorosa, querendo barrar a entrada da PM de qualquer maneira, mas sabendo que seria impossível com o número ridiculamente pequeno de votos que possuíam no Conselho. A solução foi “organizar” uma movimentação. Vários estudantes invadiram a reunião do Conselho, exigindo pela votação à não entrada da polícia. Em um momento de “genialidade organizada”, um dos estudantes entrou com o peito nu, camisa amarrada na cabeça para esconder o rosto, e portando uma arma de brinquedo. Ou seja, um terrorista júnior “organizado”. A gritaria era geral, algazarra absurda. Os professores estavam assustados com aquilo tudo. A sala de reuniões estava parecendo estação da Sé às 18h00. Um caos total. Então o reitor pediu a palavra e disse uma frase que seria lembrada por muitos anos:

Reitor: É um enorme prazer receber todos vocês aqui!

A risada foi geral. Uma das frases mais política de todos os tempos! Era fácil agradar o reitor… bastava acabar com a reunião mais importante da Universidade.

Segunda ocasião
A bola da vez era a possibilidade de que a universidade pública fosse privatizada. Ou então, que começasse a cobrar por alguns serviços. Quem estudou em federais conhece o slogan “Universidade pública, gratuita e de qualidade”. Era a frase bela e pronta para qualquer situação. Após uma reunião na reitoria, em que se discutia fervorosa e “organizadamente” essa questão, o reitor teve a sua vez de falar, e após algum tempo de discurso, emitiu a pérola luzente:

Reitor: Porque nosso objetivo é construir uma universidade pública e de qualidade.
Estudantes: Ei, cadê o GRATUITA NA FRASE? — foi o eco geral. Eco que também ecoou por anos na memória daqueles estudantes.

A precisão cirúrgica do reitor era inesquecível…

Terceira ocasião
Um dos marcos maravilhosos da UFSC era seu Restaurante Universitário (RU). Dessa vez, os cada vez mais “organizados” estudantes batalhavam por um almoço de melhor qualidade. Uma das requisições era de que o peixe fosse incluído no cardápio, afinal, a Universidade Federal se Santa Catarina ficava em uma Ilha em que havia atividade de pesca. Comprar peixe não apenas aumentaria a qualidade do cardápio, como estimularia o comércio ilhéu. Sim, essa manifestação era bastante nobre, de verdade, mas “organizada” como sempre. A estratégia estudantil, dessa vez, não foi simplesmente invadir a reitoria, mas sim invadir diretamente a sala do reitor. Após alguns minutos de discussão com o Pinto da L., aconteceu o seguinte diálogo:

Estudantes: Por exemplo, por que você não inclui peixe no cardápio do restaurante?
Reitor: Nós já pensamos nisso. Mas o caso é que muitos estudantes não gostam de peixe.
Estudantes: Mas, porra, se for assim… Eu não gosto de frango!
Mais estudantes: Hahahahaha. E eu não gosto de carne.
Outros estudantes: E eu gosto de peixe sim.
Outros ainda: Eu também gosto de peixe.
Reitor:

Hahahaha. Essa foi a melhor de todas! A desculpa mais esfarrapada que se tem notícia.

Fim
Ah, o movimento estudantil “organizado”… Marcante na memória de um “ex-militante”.

Categories: Coisologia, Florianópolis
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: