Home > Crônica, São Paulo > Um indivíduo em sampa

Um indivíduo em sampa

Eu estava pensando sobre o poder de um cidadão em São Paulo. Já ouviram falar na teoria do caos? Uma de suas pressuposições é a de que quanto mais complexo um mecanismo maior a probabilidade de uma de suas peças apresentarem problema e o todo deixar de funcionar.

São Paulo é um dos organismos mais complexos que existem, pois é formada por mais de 11 milhões de organismos bastante complexos e cheios de complexos. Ou seja, um simples acontecimento pode produzir uma onda de caos de proporções absurdas. Veja um exemplo menor:

Imaginem um cidadão curioso. Conseguiram? Ele quer saber o que aconteceria se impedisse a porta de um trem do metrô fechar na estação Sé às 18:15h. O resultado vocês podem prever. Todos os trens parariam, filas quilométricas se formariam, muitas pessoas jantariam fora de hora, todos se estressariam mais do que o comum, alguns não tomariam o remédio na hora certa, pessoas ficariam preocupadas pelo atraso de quem esperam, e assim por diante.

Um cidadão curioso é capaz de criar um caos tão absurdo! E tudo o que ele fez foi impedir o fechamento de uma porta. Imaginem agora um cidadão com muito poder, que manda e desmanda no emprego de milhares de pessoas, que decide e revoga o salário, os juros e os benefícios de milhares de pessoas. Esse cidadão é imensamente perigoso. Ele é uma bomba! Como prever uma explosão e impedi-la? Isso é praticamente impossível de ser feito com o sistema atual. Não acredito que os mecanismos de correção da comunidade sejam muito eficientes.

Não há muito o que fazer. As pessoas precisam ser ensinadas a pensarem no que acontece com o mundo que não está em seus olhos. Fico meditando e meditando em como contribuir para isso.

Categories: Crônica, São Paulo
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: