Home > Diarices > Fromar Tura

Fromar Tura

Pouca gente sabe disso, mas o nome Formatura é derivado de um antigo faraó Egípcio chamado Fromar Tura. Além de governante da região próxima ao Nilo, Tura também foi um sábio entre seu povo. Ele montou a primeira instituição de ensino egípcia e sonhava com toda a sua nação educada. Alguns o consideravam impertinente com aquela insistência pela educação.

Na época de Fromar Tura, havia uma pequena casta de sacerdotes que preferia um povo ignorante. Para impedir que o sonho de Tura se realizasse, assassinaram-no no dia da inauguração da instituição de ensino, que deveria ser transformada em uma prisão. Para impedir que Fromar fizesse uma viagem tranqüila à terra dos mortos, os sacerdotes cremaram seu corpo.

No entanto, os filhos de Tura e uma dissidência dos sacerdotes conduziu a insituição do jeito sonhado pelo grande faraó. Em homenagem a ele, decidiram batizar o dia da conclusão do ensino com o nome do idealizador de tudo. A partir de então, sempre que havia conclusão de um curso, dizia-se que Fromar Tura estaria lá para abençoar os bem sucedidos.

Claro que depois vieram os ocidentais e transformaram Fromar Tura em formatura. Até hoje pensam que formatura deriva do verbo formar, mas o verdadeiro é o oposto.

No próximo sábado, 1 de outubro, será minha vez de agradecer a Fromar Tura. Parabéns para mim. E obrigado, grande faraó.

Categories: Diarices
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: