Home > Ciência, Crítica, Diarices, Psicologia > Os congressos

Os congressos

Fui a dois congressos. Um deles de Biologia Experimental, em Águas de Lindóia e outro sobre Psicoterapia e Medicina Comportamental, em Campinas. Os dois foram muito bons. Vou escrever um pouco sobre cada congresso e sobre as cidades onde foram realizados. Talvez isso não interesse muito a quem não é psicólogo, mas enfim… Aconteceu, então vou relatar aqui. Sempre há algo interessante para se ler nos relatos.

FESBE EM ÁGUAS DE LINDÓIA
A FESBE é a Federação de Sociedades de Biologia Experimental. Assim que eu vi a lista de programação do congresso, olhei para o céu e me perguntei o que eu estava fazendo ali. Apesar de eu ter dois trabalhos (painéis) para apresentar, tanto os painéis quanto eu não éramos exatamente o padrão por ali. Eu era, sem dúvida, um dos únicos psicólogos do congresso. A maioria das pessoas eram médicos, biólogos, farmacologistas, nutricionistas e por aí vai… Ainda que houvesse pouca coisa semelhante ao meu trabalho, as pessoas, em geral, gostaram do que apresentei.

O que me chamou mais atenção, no entanto, foi a ciência que exalava de tudo que estava ali. Como cientista, curti demais aquele clima de propagação do conhecimento. Como psicólogo, fiquei decepcionado por não ver o mesmo nos congressos de Psicologia. A constatação de que a Psicologia ainda tem muito a aprender caiu como um raio na minha cabeça. Acredito que a gente ainda chega lá.

Não aproveitei muito da cidade tranqüila. Claro que existe aquela praça no centro da cidade, as pessoas acostumadas a turistas estão sempre sorrindo, e o clima estava bom. Fiquei pouco tempo lá, porém, e não pude aproveitar as festas. Na quinta às 19:00, fui para Campinas…

ABPMC EM CAMPINAS
O que eu mais gostei do congresso da Associação Brasileira de Psicoterapia e Medicina Comportamental foi entender o que estava sendo apresentado, o que não ocorreu na FESBE. Dentro da Psicologia, os produtos e perspectivas da ABPMC são os que mais fazem sentido para mim. Ao contrário de congressos mais generalistas, congressos específicos como foi o de Campinas apresentam muito mais capacidade de se aprofundar. Vê-se muitas descobertas e apreende-se muitas idéias. Além disso, a reunião permitiu que eu conhecesse profissionais renomados da área. Vários autores que eu li estavam lá, a um passo de uma boa conversa. Nunca aprendi tanto em um congresso quanto aprendi na ABPMC.

O nível de ciência no congresso sobre análise do comportamento é alto, mas ainda não tanto quanto foi o de biologia experimental. Isso não impediu o fato de eu ter considerado a reunião da ABPMC como o melhor congresso que já fui. Estava impecavelmente organizado, em um hotel fenomenal. Todo o ambiente foi planejado para que todos se sentissem bem o tempo todo! E deu certo! Não se poderia esperar nada diferente de um congresso sobre análise do comportamento, que enfatiza o controle do meio ambiente sobre o comportamento.

Apresentei um trabalho que ainda pode dar o que falar. O que eu fiz foi propor a mudança do nome de alguns conceitos. Não quis reformular os conceitos, apenas apontar nomes diferentes para eles. Vou lutar pela idéia. É capaz de que daqui alguns anos, a mudança comece a ser concreta.

Quanto à cidade de Campinas: um lixo de cidade. Campineiros que me perdoem, mas a cidade é feia. Para piorar, dez de cada nove campineiros aconselhavam a todos que não andassem sozinhos pelas ruas, pois era perigoso. Como curtir uma cidade assombrada dessas? Feia demais, aparentemente perigosa demais. E olha, é difícil eu não curtir uma cidade.


Uma última coisa para dizer: em ambos os congressos eu conhecia algumas pessoas. Em ambos, eu ri o tempo todo. Em Campinas, rimos exageradamente. Todo mundo fica mais engraçado em congressos. Os comportamentos de congresso sempre bombam! Precisamos escrever um artigo sobre isso.

  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

