Home > Crônica, Diarices > No meio do mundo

No meio do mundo

Sábado eu fui ao estádio do Pacaembu ver o melhor time do mundo (Corinthians, de acordo com milhões de brasileiros, incluindo eu) contra o melhor time do mundo (São Caetano, segundo pouco mais de mil brasileiros). Fiquei bem no centro da torcida “Gaviões da Fiel”. Já tinha visto jogos antes, mas nunca junto à torcidas organizadas.

Descobri que torcidas organizadas são um organismo complexo influindo diretamente no jogo e, por incrível que pareça, são apenas semi-dependente do que acontece em campo. O resto do estádio pode estar gritando azul, não importa; o time pode estar perdendo, não importa; uma torcida organizada vai gritar seus gritos, mesmo que estes forem contrários ao resto do mundo.

É muito bacana estar no centro de uma torcida. Lá dentro convivem todas as classes sociais, idades, tamanhos e modelos de humanos. É um mini mundo governado pela bateria, cujos habitantes obedientes cantam em uníssono. Raras vezes um grupo de esquerda tenta gritar, mas é brutalmente calado pelo berro da esmagadora maioria e, principalmente, pelo poder repressor da bateria. Parece brincadeira? Vá a um jogo e depois me diga.

O futebol dá mais dinheiro do que se imagina. Não apenas para jogadores e cartolas, mas também para pessoas não relacionadas ao esporte. Na frente do estádio, enfileiram-se dezenas de barracas de lanches, cambistas, olhadores de carros, vendedores ambulantes, Bin Ladens (sim, há uma porção deles) e policiais fazendo pose mal. Todos esses, com exceção dos Bin Ladens, faturam uma grana em dias de jogo. Os que mais faturam são os policiais, com os subornos pedidos aos cambistas.

Ah, o jogo… Bom, 2 a 0 pro time das poucas pessoas. Zebras acontecem, né?

Em breve, notícias supimpas.

Categories: Crônica, Diarices
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: