Home > Prosa > Os poucos dias que governam todos

Os poucos dias que governam todos

Eu me considero uma pessoa de sorte quando lembro de tudo que já experimentei na vida. Vocês não fazem idéia de como é bom ser o Robson Brino Faggiani. Se eu pudesse, eu deixaria vocês serem eu por algum tempo para ver a maravilha que é meu mundo anímico e o quanto admiro as pessoas. A vida é muito confusa para mim, eu sou um cético que acredita em apenas uma ou duas afirmações, o que faz das coisas todas um caos absoluto. E mesmo assim é uma vida que vejo tão bela, tão cheia de mistérios empolgantes e deliciosas conquistas inúteis. Inexplicável… vocês teriam que ser eu para entender.

Engana-se quem pensa que todos os momentos são maravilhosos ou que a vida toda tive o que quis. Não, eu penei, como todos vocês. E sofri, e sofro, como todos vocês. Quando estou lá embaixo, na mais sinistra solidão, na escuridão pegajosa, eu não penso “anime-se, pois há quem sofre mais do que você”… Da mesma forma, quando estou feliz a ponto de explodir em mil sóis, eu tenho a certeza de que sou a pessoa mais feliz do mundo! O sofrimento e a felicidade só falam a quem os sente, e comparar os seus com os sentimentos de outras pessoas é chamar a si mesmo de menos que humano. Não, eu sou humano e o meu sofrimento e minha felicidade é o mesmo que os de todas as pessoas.

Se vocês fossem eu, saberiam como é maravilhoso ter milhões de amigos com os quais se divide a vida. Sempre achei fácil fazer amigos e nunca entendi a afirmação de que verdadeiros amigos são raros. Os meus são vários, não são raros, e ainda assim considero cada um deles como a pessoa mais maravilhosa do mundo. Vocês sabem quem são, meus queridos e queridas. Vocês sabem quanto construíram da minha vida e quanto serão importantes para mim até o último suspiro. Amigo eu não empresto nem troco, mas divido, sim.

Há dias em que me sinto um animal, todo sensação e emoção, pronto para expulsar o rei e elevar a pedra. Nesses dias questiono todos esses conteúdos tolos que somos obrigados a saber, todas as verdades e afirmações que me contaram. A vida como ela é hoje, com as leis de hoje e as manias de hoje, e os certos e errados de hoje, são apenas uma versão do todo. Não é minha versão preferida, devo dizer. Eu reverteria tudo, se pudesse. Faria as coisas da forma como sinto quando sou simplesmente animal. Destruiria os pressupostos mais básicos que formam as culturas e nações. Seríamos finalmente iguais.

Em outros dias, sinto-me uma máquina, todo raciocínio e lógica. Então aceito os conteúdos como um mal necessário para a existência em grupo. Percebo o quão necessárias são as leis e os caminhos valorizados de vida. Apesar de não recriminar meu animal, conto a ele que ele deve permanecer na universidade, tornar-se mestre, doutor e dar aulas e posteriormente escrever livros. Ele reclama, claro, mas entende que a vida é mais complexa do que desejos.

Na maioria dos dias eu sou um misto perfeito dessas duas forças, a máquina e o animal. Confesso que o animal pulsa mais forte, e que o controle da máquina sobre ele é um engodo para tranqüilizar o mundo. No fim, ambos buscam o êxtase, ambos se confundem com as possibilidades infinitas de ser humano, e se confundem e mesclam nessas possibilidades. É por isso que sou infinito em potencial.

O êxtase se resume a algumas poucas experiências de prazer e dor tão intensas que tentamos repeti-las e evitá-las a todo custo. A delícia é que essas experiências estrondosas não estão limitadas pelo tempo e acontecem de repente e em qualquer momento da vida. A vida verdadeira é o tempo que passamos tentando alcançar o êxtase novamente. É nesse tempo que aprendemos, que crescemos e entendemos o quão raros e importantes são os dias de êxtase. São os poucos dias que governam todos!

Ah, as mulheres que já amei… São poucas, pois meu amor é exigente e não se dá a todas, mas quanto brilho irradiavam, quanta beleza transmitiam, quanto bem me faziam as mulheres que amei! Elas me ensinaram muita coisa e eu retribuí com todo o amor que pude, e as ensinei tanto quanto pude, e fomos felizes enquanto nos foi permitido estar juntos! Maravilhoso e maravilhosas! Ainda as amo, todas elas, nunca tive motivo para não amá-las.

Tudo isso, toda essa vida… Se vocês fossem eu entenderiam. Eu gostaria de entendê-los. Se eu pudesse, também seria cada um de vocês por algum tempo. Tenho certeza de que confirmaria o que acredito: somos iguais.

Categories: Prosa
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

