Home > Coisologia, Filosofia > Ser humano é um tesão

Ser humano é um tesão

Já repararam como ser humano é um tesão?

Somos grãos quando comparados com o tamanho do universo, mas este nos deve a significação. Ele só é admirado e comparado conosco porque existimos. O universo é do tamanho do nosso pensamento, porque só o que conhecemos é realidade.

Somos iguais a mais seis bilhões e cada um de nós resume a todos os outros de maneira espetacular, pois encerramos em nós mesmos o potencial de sermos qualquer outro. E, ainda assim, somo todos diferentes. Ainda que a essência dos nossos pensamentos e sentimentos seja a mesma, cada um de nós passa por experiências únicas e vive em uma realidade única.

Ser humano é um tesão!

Somos egocêntricos e tolos, incapazes de nos despirmos do que chamamos de “eu” e de negarmos o que chamamos de “realidade”. Mas somos egocêntricos e tolos porque fomos criados assim, porque limitaram nossa percepção e nos disseram que o mundo é o que vemos e que é a partir disso que devemos viver. As possibilidades que nos dão fazem mais do que nos formar, elas nos conformam.

Somos os artífices de nossa própria prosperidade e doença. A realidade em que vivemos foi por nós construída e não é a única possível. Os sistemas de pensamentos existentes e os sonhos disponíveis não são os únicos possíveis. Somos plásticos o suficiente para vivermos qualquer vida e temos potencial o bastante para negar todas as certezas e recriá-las novamente.

Ser humano é um tesão!

Somos a própria definição de beleza, somos os criadores do “carpe diem”, assim como dos sistemas puristas. Somos sexo, delicioso e delirante sexo, capaz de nos levar às portas do infinito, à liberdade e ao entendimento pleno. Somos prazer, que conseguimos da música, do cheiro, do gosto, do toque, e que nos conduz irrecuperavelmente aos sentidos e sentimentos. Somos detratores do prazer, alegando que ele nos prende e nos impede de alcançar o nível divino; desenvolvemos religiões e pensamentos em que negamos o desejo. Somos criadores da não-ação, da parcimônia e da equanimidade, que nos leva à percepções integradas e à própria integração de nós mesmos com o universo inteiro. Somos os amantes do eu e somos os destruidores do eu.

Somos guerreiros lutando contra o nosso meio, almejando alcançar a plenitude, seja ela o gozo máximo ou a liberdade da mente. Lutamos contra a realidade, ora negando ora afirmando nossos desejos. Somos sonhadores que lutam a vida inteira por um objetivo que pode esvaecer em segundos. Somos fantásticos caçadores do bem-estar e nos levamos até o fim dos caminhos para sermos felizes.

Ser humano é um tesão!

Somos possibilidades!

Somos mortais! Morreremos e essa é a verdade que nos empurra e nos guia por todos os brilhantes meios, que terminam sempre no mesmo ponto final.

Hoje eu flutuo… Observando do alto de mim mesmo o universo estendido aos meus pés… Sou capaz de observar momentos e sentimentos, escolhas e conseqüências… Do alto de mim mesmo posso imaginar futuros possíveis, testar escolhas, viver filmes alternativos…

Hoje eu flutuo… Gozo calado o que me tornei e o que vivi… Revivo meus fracassos e experimento novamente meus sucessos. Observo como se a paisagem toda fosse diferente de mim, re-experimento-me como se vivesse um filme estrangeiro e…

Perco-me em mim mesmo. Sou tantas frases, tantas vírgulas, tantas aspas, tantas reticências… Um texto de difícil interpretação e cheio de anotações, asteriscos e notas de rodapé. Sou substantivos e adjetivos usados em metáforas e metonímias nem sempre compreensíveis. Quantos parágrafos a traduzir desta estranha língua eu! Uso palavras de forma paradoxal e defendo uma idéia com tanto primor quanto a destruo no parágrafo seguinte e a retomo uma página depois…

Hoje eu flutuo… E um otimismo incalculável levanta meus olhos… Depois de viver tudo o que vivi e de sonhar o que sonhei, repito e repito:

Ser humano é um tesão: forma e dinâmica!

Categories: Coisologia, Filosofia
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

