Home > Crônica, Diarices > O dia em que nasci

O dia em que nasci

Eu devia ter nascido em agosto, o que seria legal, pois meu nome masculino preferido é Augusto. Se eu tiver um filho homem, será Augusto, se for mulher, Amanda, mas isso não importa agora.

Quis a vida que o plano original da maternidade fizesse uma curva e me cuspisse em julho. Nasci então, no mês do frio, no dia 20. O motivo da curva não interessa, pessoal curioso. O que importa é que nasci prematuro, clavícula quebrada, tendo que tomar banhos de luz, mais feio que os bebês “maturos”, com dificuldades respiratórias e tudo o mais que vem no pacote; meus pais foram perdulários e me puseram no mundo com todos os opcionais da “prematuridade”… mas sobrevivi para contar esta história. Legal, né? Acho que a coisa mais legal que fiz até hoje foi ter passado por tudo aquilo vivo e bem. Orgulho-me de algo que nem lembro. Legal, né?

Dizem por aí que os bebês prematuros se tornam adultos mais inteligentes. Faz sentido, já que os prematuros têm contato com o mundo mais rápido e com o cérebro mais plástico do que nunca. Mas como eu nasci “atropelado”, não aproveitei minha vantagem temporal e me tornei um adulto tão burro quanto os que nascem no prazo. Nem para ficar inteligente nascer prematuro serviu. Mas posso contar essa história legal. Né?

Nasci no dia 20, voltando. É um belo dia para nascer, sou obrigado a dizer. Naquele 20 de julho de 1980 comemorava-se 11 anos do famoso passo na lua. De todas, esta é a característica que mais gosto do dia em que nasci. Adoro a lua, como aspirante a aprendiz de poeta que treino para ser um dia. Ela é linda, desfilando no céu, exibindo suas faces e inspirando arte. E já pisaram nela! Aposto que tudo se inverteu: o tal do braçoforte deve ter escrito poesias sobre a beleza do planeta terra, sua paisagem. Não acham essa inversão magnífica? Algo para se escrever um livro sobre!

Dizem os horoscopogolpistas que quem nasce no dia 20 de julho é do signo de câncer. Dizem também que o planeta regente do signo de câncer é a lua. Bom, lua, para começar, não é planeta. Quando quero ser horoscopogolpista logo cito o fato de ser regido por um “planeta” em que já chegamos, e que o aniversário disso é no dia em que nasci. Não tem graça nenhuma, né? Mas as meninas que são menos interessantes quanto mais gostam de horóscopo acham o maior barato. Sempre que digo isso sorriem e fazem um comentário bonitinho.

Além desse fato impressionante, 20 de julho também é o “Dia Internacional da Amizade”. Tem gente que sabe disso e fala para mim: “Puxa, você nasceu no dia internacional da amizade, agora entendo porque é tão amigo! Querido!” Uma graça, não acham? Eu acho bacana ouvir isso. E engraçado. Há também o julgamento a priori: “Ah, você nasceu no dia da amizade? Que legal! Quero ser seu amigo(a)”. Ai ai… não são surpreendentes essas criaturas humanas?

Mas não acabou. A mundialmente famosa Gisele Bündchen nasceu adivinhem em que dia? Acertaram: 20 de julho de 1980, no mesmo dia, ano e mês que eu. Fizemos um pacto: ela ficaria com a fama, com o dinheiro, com a beleza, com a perspicácia, com a inteligência e com as viagens mundo afora, e eu ficaria com o resto. Sinto-me lesado no acordo, mas me perdôo: nasci “atropelado” e não sabia o que estava assinando.

Então, não é um bom dia para nascer? É como outro qualquer, concordo, mas se você fica acumulando essas coincidências e curiosidades, ele fica com um diferencial competitivo. Que graça tem em nascer no dia 21 de julho, por exemplo? Alguém sabe?

Puseram-me o nome Robson. Um amigo de colégio do meu pai tinha esse nome, disseram-me um dia. Assim acaba a última curiosidade, certamente acidental: uma homenagem a um amigo no dia da amizade. Posso respeitar isso. Mas prefiro o nome Augusto.

Categories: Crônica, Diarices
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

