Home > Coisologia > A lânguida passagem do tempo

A lânguida passagem do tempo

A passagem do tempo é realmente o fato (mesmo se for ilusório) mais impressionante com que temos de lidar. Já pensei sobre esse escorregar dos fenômenos com mais de mil olhos diferentes, alguns extremamente negativistas, outros espetacularmente otimistas e até de modo totalmente blasé e despreocupado. Assim como tudo que envelhece e vai ficando mais rijo, também meu entendimento sobre a passagem do tempo está se cristalizando, tornando-se mais difícil, nunca impossível, de ser mudado.

Hoje a passagem do tempo para mim tem uma languidez sensual. Admiro-me com cada momento, com cada fenômeno que segue cada fenômeno. Observo meus sentimentos e sensações de maneira especial e entendo sua causa e sua maravilha (que é simplesmente existir). Observo a reação das pessoas ao que acontece ao redor delas e me delicio ao observar a infinidade de ações possíveis e de pensamentos possíveis de surgir nos meus congêneres. Pareço até o cineasta amador do filme “Beleza Americana”: um saco plástico dançando ao vento tem lá algo de belo e interessante.

Ando de bicicleta e me surpreendo com a velocidade com que o asfalto passa sob mim, com que as pessoas são ultrapassadas, com que os carros me deixam para trás, todos deslizando no tempo na direção dos seus objetivos. Gosto de imaginar os objetivos da pessoa que sai do posto de gasolina, da que vira a esquina, da que entra na universidade. São seis bilhões de mundos dentro de uma esfera que baila com outras em um universo infinito e indecifrado.

Entro no laboratório em que trabalho e fico extasiado ao pensar no conhecimento que está sendo produzido em outros laboratórios mundo afora; penso nas palavras que os poetas e as crianças estão colocando no papel, louvando uma ou outra das maravilhas da existência. Divirto-me apenas em pensar nas possibilidades, nas seis bilhões de luas, nos seis bilhões de sóis, nos seis bilhões de pares de olhos significando tudo.

São tantos mundos produzidos pelo humano, tantas maneiras de viver, tanta diversidade impressionante! Sou um fã dos humanos, um fã maravilhado! Amo-os plenamente em um momento para odiá-los no momento seguinte, pois seus absurdos são complexos, imprevisíveis e tão grandiosos quanto suas belezas. Amando-os ou os odiando, sempre os admiro; sempre!

“A vida é de todas as maneiras”, respondi a um amigo que afirmou não ser realista a vida de quem nasce e cresce em berço de ouro. A vida é de todas as maneiras. Como dizer o que é a vida? Todas as que existem são vida, e mesmo que as multiplicássemos por 10, não encerraríamos as possibilidades.

Penso imediatamente no dia em que experimentei tudo como sendo a mesma coisa, tudo igualado em sua essência mais primal: a existência. Nada recebia mais valor, nada era melhor, nada era pior. A equalização dos valores é a experiência mais prazerosa que um humano pode ter, pois transforma tudo em maravilha e deleite. E o deslizar do tempo, lânguido, perde qualquer característica assustadora. Continua desfilando, contendo o universo inteiro, todos os fenômenos que causam outros fenômenos, toda sua profusão e diversidade.

Eu observo, às vezes calado, às vezes agoniado em descobrir uma linguagem capaz de causar sentimentos parecidos com o que sinto quando tenho essas percepções. Eu observo, tento medir, tento entender, mas, no fim, deixo-me levar pela languidez do tempo e termino em um milhão de situações: conseqüências do momento anterior.

Amo tudo isso. Viver é um prazer não apenas por causa das horas prazerosas. O prato principal do universo é a languidez da passagem do tempo; é a surpresa que me extasia. A mesma surpresa que traz a insatisfatoriedade, traz a mais plena satisfação. Existe algo mais maravilhoso?

Categories: Coisologia
  1. April 23, 2009 at 5:32 pm

    Existe alguma coisa maravilhosa sim o amor de deus .

    Kki ele tem por nois aki na terra n devemos eskeçer delees .

  2. April 28, 2009 at 9:53 am

    nossa,nossa,nossa, eu nao sei oque dizer é FANTASTICO
    SÓ ISSO QUE EU SEI
    MAIS SEM FALAR QUE FORNECE TUDO QUE A GENTE PRECISA
    POR ISSO QUE EU CONFIO

  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

