Home > Crítica, Filosofia > Soma

Soma

— Eu quero três comprimidos de soma, por favor.
— Vai levar ou vai usar agora?
— Hummm… levo dois… o outro não precisa embrulhar.
— É pra já, senhor. Saí 3 “soma” aí, Maneco.

Eu sempre fui fã da sociedade criada por Huxley no “Admirável Mundo Novo”. Aquele Selvagem sem graça teve o fim que merecia, hehehehe. Maldade minha, mas explico.

O povo tem uma mania de se apegar aos ideais de liberdade humana que irrita; irrita porque eles nem sabem o que é isso e se acham nobres e defensores de grandes causas por serem contra sociedades como a do livro AMN. Acontece que os humanos sabem apenas aquilo que lhes é dado saber. Com exceção dos comportamentos ditos “da espécie”, tudo é social. Tudo é tão malditamente social que até mesmo os comportamentos “da espécie” não são tão genéricos como se supõem que sejam.

Então, tanto os ideais de liberdade quanto o contrário disso são criações dos nossos próprios sistemas e valorizar um mais que outro é quase aleatório. Eu voto sempre pela praticidade. Uma coisa não pode ser negada: só se sai da caverna se alguém diz que lá é uma caverna. E os filósofos que me perdoem, mas se a caverna for confortável, por que sair dela? Esse apego à verdade é outro engodo.

A impressão que tenho, do topo da minha paranóia, é que tanto os ideais de liberdade quanto os de verdade são formas de controle. Enquanto maluquinho pensa que está defendendo a liberdade e a verdade, com o peito estufado de orgulho, está chafurdando na cilada deles. Falar em “eles” é sempre legal e prático quando se é paranóico… fica aquele misteriozinho do “quem são eles?”

Sou a favor do soma. Sou a favor daquela sociedade bem estruturada e nada injusta. Claro que não era injusta, se pareceu assim para os leitores de Huxley é porque o autor era contra o tipo. Se você nasceu e cresceu extraindo prazer e conforto de servir aos das castas superiores, por que ser de uma casta superior? Todo mundo trabalha igual, no fim das contas. E aí de quem dizer que não estamos nós mesmos em uma sociedade de castas.

A realidade é o que nos mostram aos olhos. Somente isso. Se ninguém falar para o cara que limpa o chão que ele pode mandar limpar o chão, ele vai obter a mesma quantidade de prazer que o cara que manda. E por que? Porque o descarregamento de substâncias que causam a sensação de prazer só é atenta a essas diferenças se o cérebro (sujeito) for. Ou você acha que o cara que nunca viu a Angelina Jolie e convive apenas com desdentadas tem um orgasmo menos intenso do que o cara que pega a Jolie? Nada, rapaz, é o mesmo cérebro, a mesma descarga, o mesmo prazer. Não é proporcional, é igual.

Mas isso é muito hedonista, seu porco. Ah é? Nem vou falar o que acho da moral, se não nunca acabo esse texto. Tá, vou falar uma coisa: acho moral o maior barato, mas não concordo com o que falam sobre ela, tenho minhas idéias sobre o assunto.

— Maneco, já pegou o soma do rapaz?
— Tá em falta, senhor… e agora?
— E agora, rapaz, tá em falta?
— Vou ver ali naquela padaria, valeu.

Categories: Crítica, Filosofia
  1. No comments yet.
  1. No trackbacks yet.

Leave a Reply

